×

Brasil/Mundo

Lula diz que vai deixar a questão dos royalties com Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse aos jornalistas antes de embarcar da Jordânia ao Brasil, que vai deixar a questão dos royalties com o Congresso Nacional. O mandatário disse ainda, que aconselhou o adiamento das mudanças de regras por ser ano eleitoral.

“A minha primeira vontade era não votar os royalties esse ano, isso foi dito para todos os líderes, porque eu sabia que era um ano político, que em ano de eleição todo mundo quer fazer gracinha”, disse Lula.

“O presidente da República já apresentou o projeto, está na mão do Congresso Nacional, o Congresso Nacional que resolva o problema. Eu já cumpri com a minha parte”, afirmou o mandatário.

O presidente explicou que houve certa precipitação quanto à mudança de divisão de imposto, atualmente destinado aos estados produtores.
“Só para 2016”, disse Lula. “Então, meus companheiros, a bola está com o Congresso”, afirmou.

Se a emenda for aprovada no senado, cabe o presidente sancionar ou não alei, porém o governante não deixou claro qual será sua posição.

“Se o resultado do Congresso for muito diferente daquilo que o governo apresentou, obviamente que eu vou sentar e debruçar em cima do que foi aprovado”, explicou.