O deputado estadual Luiz Dantas (PMDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa durante a sessão desta terça-feira, 1º, para fazer seu primeiro pronunciamento na Casa Tavares Bastos. Dantas – que foi deputado federal por três mandatos, entre 1991 e 2002 -, afirmou que será o porta voz da região do Sertão alagoano. Ele aproveitou para agradecer aos mais de 25 mil alagoanos que votaram nele para exercer o mandato no Legislativo estadual.
“Eleito pelo voto popular, estou aqui para dar voz àqueles que me escolheram nas últimas eleições. Sou, acima de tudo, um sertanejo acostumado à secura da terra, à escassez das águas, à incerteza das chuvas, que acometem o cidadão do semiárido nordestino e, especificamente, o alagoano. É para esta minha região que mantenho a minha atenção e o desejo de fazer o que possível for para que problemas muitas vezes peculiares para esta gente da qual faço parte, sejam se não resolvidos, pelo menos minimizados”, declarou Luiz Dantas na tribuna.
O parlamentar peemedebista disse reconhecer os avanços que o País obteve nos últimos anos, através de políticas públicas criadas pelo governo federal para atender às famílias mais pobres. Mas, para ele, o homem do campo também precisa ter maior atenção. Dantas citou o caso da Bacia Leiteira de Alagoas, onde muitos produtores estão mudando de atividade por conta da falta de incentivo e apoio governamental para continuar produzindo leite.
“A nossa bacia leiteira, que tem em Batalha o seu pólo centralizador, vem sofrendo um desaquecimento econômico cada vez mais evidente, diante das descompensações do plano econômico para o produtor. Os custos para produção e manutenção de sua atividade e o valor para comercialização do produto é vergonhoso e inconcebível na cotação do mercado, inviabilizando a prática da atividade”, ressaltou.
Luiz Dantas cobrou a interferência do governo para mudar o cenário econômico e fazer com que o setor reaqueça.
