×

Política

Luciano Barbosa afirmou em entrevista que está à disposição do interior alagoano

Ex-prefeito de Arapiraca ainda não disse qual a cadeira que pretende disputar nas próximas eleições

Ele foi prefeito de Arapiraca por dois mandatos. O grupo do qual pertence está à frente da cidade há 17 anos. A ‘Capital do Agreste’ significante deu um grande salto em desenvolvimento. A urbe se transformou em um importante centro econômico do interior alagoano. E a cada dia vem despontando com relação aos demais munícipios do estado. Há alguns dias, o interior alagoano ganhou o primeiro shopping com 204 lojas até dezembro, iniciada a sua construção ainda em sua gestão, reflexo da crescente da economia.

E nesta sexta-feira, 1º de novembro, Luciano Barbosa, uma aposta pemedebista para as próximas eleições, concedeu entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br). Em pouco mais de 50min, o ex-prefeito de Arapiraca falou de vários assuntos e, claro, do momento que o munícipio do qual foi gestor vive. Mas, ainda não deixou escapar qual a cadeira que pretende disputar. Porém, garantiu que está pronto para o que for melhor para a legenda. Para você nosso leitor/internauta, os principais trechos.

Economia

Para o ex-gestor, o desenvolvimento econômico de uma cidade, requer a união da inciativa privada, com o poder público. “A principal característica para o desenvolvimento de uma cidade é que os setores público e privado, se entendam. Que atuem em pontos de convergências, para que as coisas possam acontecer. Uma boa gestão pública significa para uma cidade, desenvolvimento econômico e social. O empresariado também precisa acreditar no munícipio. Em Arapiraca, o empresariado é arrojado, empreendedor. Eles acreditam na cidade. Isso requer tempo, precisa ser persistente. Mas, pode dar resultados. Uma grande conquista, foi o primeiro shopping do interior, iniciado em minha gestão. As lutas políticas devem e podem acontecer no campo das ideias. Porém, acabou as eleições, é preciso que todos andem de mãos dadas”, pontuou Barbosa.

Educação

O primeiro cargo público de Luciano Barbosa foi secretário de Educação, motivo pelo qual trabalhou muito pelo desenvolvimento da pasta em Arapiraca. “Minha família foi pobre e sempre falava que a única oportunidade para crescer na vida, era através do estudo. Então, foi o cargo de porta aberta para o serviço público. Sempre valorizei a área. Quando me tornei prefeito, pensei muito no que poderia fazer pela Educação. Veio à ideia de construir escolas em tempo integral. Conseguimos a construção de 10, com recursos próprios. São cinco alimentações por dia. A criança entra às 07hrs e no contra turno, atividades culturais e monitorias que ajudam nos exercícios da manhã. Jantam e vão para casa”, disse o pemedebista.

Com a inciativa das escolas integrais, os índices de evasão escolar caíram a zero e a repetência diminuiu significante.

Política

Questionado pela âncora Martha Martyres, a respeito da sua visão de hoje sobre a política, comparando com o seu primeiro cargo, Barbosa explicou que a conjuntura mudou muito.

“Os momentos são diferentes. A juventude talvez precise entender bem a fase que o Brasil lutou pela liberdade. Custaram vidas para chegarmos ao momento de liberdade. Uma fase muito difícil. Na realidade democrática, temos um festival de partidos e ninguém sabe o programa partidário e ninguém discute a política programática de um determinado partido. E as pessoas se influenciam muito pelo visual. E o resultado é um Congresso que não dá a resposta, uma Assembleia que não dá resposta que a sociedade espera. Só mudamos isso politicamente. Os homens e as mulheres de bem precisam participar. Caso se ausente, aqueles que não têm nada a perder, aqueles que estão com o nome na lama, vão continuar. As decisões são tomadas com o dinheiro do povo, direcionadas para Educação, Saúde, na proporção das prioridades dos políticos. Vocês jovens, participem, votem em quem deve ser levado ao cargo público. Não existe outro caminho”, assinalou Luciano Barbosa.

Encerrando o bate papo, o ex-gestor por dois mandatos em Arapiraca, foi questionado qual o cargo que vai disputar nas próximas eleições e, respondeu: “Estou à disposição do partido, do povo de Arapiraca e, mais, a disposição do interior alagoano”.