×

Penedo

Longa fila no Cartório Eleitoral de Penedo

Eleitores que residem em Penedo deixaram para resolver pendências no último dia do prazo

Hoje, 05 de maio, é o último dia para quem deseja tirar o título de eleitor ou, para quem mudou de endereço, pedir a transferência do domicílio eleitoral. Para tirar o documento que permite o livre exercício da democracia são necessários os documentos de identidade, comprovante de residência, título anterior (se for o caso) e o comprovante de quitação militar para os cidadãos do sexo masculino.

Como já era previsto, um grande fluxo de pessoas se dirigiu na manhã de hoje ao Cartório Eleitoral de Penedo para a retirada do título de eleitor ou para mudar o domicílio eleitoral, confirmando a máxima de que “o brasileiro deixa tudo para última hora”. No entanto, isso não está sendo possível ainda devido a um problema no sistema do judiciário que está impossibilitando a emissão do documento ou a realização de qualquer outra ação que necessite do sistema on-line na manhã desta quarta-feira. Funcionários do órgão eleitoral não souberam informar quando o problema será solucionado.

Já foram distribuídas mais de 200 senhas e esse número tende a aumentar, uma vez que não para de chegar gente. Devido ao problema no sistema, uma grande multidão está se concentrando na parte externa do cartório, sob sol e chuva. É bom que esses novos eleitores reflitam e analisem as propostas dos candidatos para fazer valer todo esse esforço, votando em quem realmente queira trabalhar para o povo e pelo o povo.

O primeiro turno das eleições 2010 será realizado em 3 de outubro, quando os eleitores votarão em seus candidatos para presidente, governador, senador, deputado estadual e federal. O pleito para a escolha do presidente e governador poderá ter segundo turno.