O presidente em exercício da Fecomércio, Gilton Lima, participou nesta sexta-feira (14/02), de uma reunião promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com o superintendente da SMTT, Tácio Melo, entidades do setor produtivo e empresários. O objetivo foi discutir a implantação dos projetos de mobilidade do transporte urbano e a reordenação dos transportes de cargas.
Durante o encontro, um dos temas mais debatidos foi instalação da Faixa Azul (corredor de ônibus), que começará a funcionar na próxima segunda-feira, dia 17. O superintendente da SMTT explicou que, inicialmente, a ideia era fazer o corredor exclusivo na faixa esquerda, transferindo os pontos de ônibus para o canteiro central e, assim, deixando as conversões mais livres aos demais veículos.
“Essa seria a forma mais viável e que melhor iria solucionar o problema de tráfego na Fernandes Lima. Porém, quando foi apresentado o projeto do VLT, foi realizada uma consulta ao Ministério Público e, pelo caráter provisório que teria o corredor de ônibus na faixa esquerda, a sua implementação poderia configurar desperdício de dinheiro público, uma vez que com a construção do VLT parte do investimento seria perdido”, explicou Tácio ao justificar a escolha da faixa direita para a localização do corredor, acrescentando que entre os dias 17 e 27 de fevereiro a SMTT realizará um estudo para avaliar a fluidez do trânsito no corredor e, paralelamente, analisará a possível inclusão do transporte complementar.
Outra questão bem debatida foi o tráfego de veículos com capacidade máxima de tração acima de cinco toneladas. O setor produtivo considera excessiva a restrição imposta pela legislação municipal acerca da circulação destes veículos no trecho compreendido entre o posto da PRF e a Praça Centenário, além de boa parte das ruas do Centro de Maceió, uma vez que onera os custos, dificulta a logística e pode até causar o desabastecimento. Sobre o assunto, Tácio explicou que a partir do dia 24 de fevereiro a restrição será das 6h às 9h e das 17h às 20, ampliando assim a margem de circulação destes veículos. Esses horários serão definidos para o trecho compreendido entre o Macro e a Praça Centenário.
Durante o encontro, duplicação da Via Expressa também foi questionada. O presidente em exercício da Fecomércio, Gilton Lima, falou sobre a importância da via, a qual se insere na rota de vários trabalhadores, e da necessidade de melhor ordenar o trânsito local (uma vez que a SMTT atuará como parceira da PRF na gestão da via) e a construção da ciclovia. Pelo que foi exposto aos presentes, o projeto da Via Expressa contemplará o acréscimo de duas faixas de forma a viabilizar um corredor central de transporte público, calçada e ciclovia durante toda a extensão. O anúncio oficial da duplicação deverá ocorrer na próxima terça-feira (18).
Presente à reunião, o presidente do Sincadeal, Valdomiro Feitosa, solicitou ao superintendente da SMTT uma melhor atenção ao entorno do Mercado da Produção, principalmente na Rua Dr. Cirilo Castro, local onde se concentra o comércio atacadista.
