×

Meio Ambiente

Lixo no cais da orla fluvial da cidade espanta turistas de Penedo

Problema é prejudicial ao meio ambiente e ao turismo

Um grave problema visivelmente perceptível às margens do rio São Francisco em Penedo é o acúmulo de lixo. Mesmo sendo um dos municípios mais visitados por turistas em Alagoas, a orla da cidade vive dias de abandono. Foi preciso os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) fazerem há meses atrás um “Mutirão de Limpeza do Velho Chico” para acabar com aquela sujeira que é extremamente prejudicial ao meio ambiente e ao turismo.

O fato é que projetos como esse idealizado pela Ufal não são realizados todos os dias e por isso o poder público não pode ficar a espera da iniciativa popular. Para que o problema do lixo às margens do rio seja sanado é preciso que o executivo municipal se mobilize e que a população se eduque e entenda a importância da preservação do Velho Chico.

Turistas que desembarcam em Penedo ficam decepcionados com a quantidade de lixo que encontram em alguns pontos da cidade. Infelizmente, quando chega um visitante a Penedo e sai com uma má impressão, ele não volta mais e isso faz com que ocorra o desprestígio da cidade, que tem um forte potencial turístico e cultural.

A reportagem do portal de notícias aquiacontece.com.br flagrou a conversa de dois turistas sobre a cidade de Penedo. Enquanto um elogiava a cidade dizendo que adorou conhecer o Theatro Sete de Setembro e a história de suas igrejas, o outro falava que o município era realmente bonito, mas que precisava ser melhor cuidado. Em seguida, ele apontou para o lixo localizado no cais próximo ao Paço Imperial e disse: “Pode uma coisa dessas? Isso é um absurdo. Vamos sair daqui”. E foi embora levando consigo uma foto que tirou do local.