Mesmo com tantas campanhas alertando sobre a forma correta de acondicionamento de materiais cortantes em prol da segurança daqueles que trabalham fazendo o recolhimento de lixo domiciliar em Penedo, ainda existem pessoas executando esse processo de maneira totalmente errada.
Na manhã desta terça-feira, 21 de junho, um gari conhecido como Henrique, cortou a mão ao recolher o lixo na porta de uma residência situada nas imediações do antigo Sesp.
Colegas de profissão do gari disseram em um vídeo que circula nas redes sociais que o mesmo estava trabalhando normalmente quando ao pegar uma sacola acabou cortando a mão, já que o vidro havia sido acondicionado de forma diferente do que é recomendado.
Apesar do forte sangramento, o corte foi relativamente pequeno, mas expõe um problema grande: o jeito como as pessoas armazenam o lixo para coleta. No caso dos vidros, por exemplo, o ideal é que sejam embalados em papelões ou com a ajuda de uma garrafa pet – para isso, corte-a ao meio, coloque o vidro em uma das partes e depois feche o recipiente com o outro lado, preferencialmente se recomenda vedar com uma fita crepe.
Como acondicionar o lixo
– Os melhores métodos para acondicionar vidro são com papelão e garrafas pet. Não é recomendado embrulhar em jornal ou plástico comum, devido à falta de resistência dos materiais.
– Garrafas de vidro intactas devem ser acondicionadas ‘em pé’ em uma caixa de papelão, vedada e não junto do lixo comum.
– Agulhas devem continuar dentro da proteção que já vem com elas. Caso não haja a capa, o ideal é também usar a garrafa pet para as seringas.
– Os espetinhos de churrascos devem ser quebrados, mas também podem ser guardados em caixas de sapato, que devem estar bem vedadas.
Veja o vídeo: