Até as 17 horas desta sexta-feira (12), catadores interessados em trabalhar na ampliação da Cooperativa dos Catadores e Reciclagem de Lixo (Coprel) devem se deslocar até o antigo Lixão, na Cruz das Almas, para se cadastrar. A expectativa da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) é de que sejam recadastrados os 326 catadores que já tinham passado os seus dados ao órgão em 2008. Até agora, 77 compareceram ao local.
Para incentivar os profissionais, equipes de Educação Ambiental da Slum estão procurando os catadores para fazer o cadastro. “É um trabalho de abordagem individual e de sensibilização”, explicou a autora do Projeto de Inserção Produtiva dos Catadores de Cooperativa de Reciclagem, Mércia Vitorino.
De acordo com ela, a entrada na cooperativa – localizada na Serraria e a de maior porte localizada em Maceió – representará uma opção de trabalho e uma fonte de renda segura, já que o Lixão será desativado em curto prazo. “A Coprel será expandida e a entrada destes trabalhadores será facilitada. Não precisará de estatuto, por exemplo, e será oferecido um processo de capacitação”, explicou Mércia.
Para isso, serão instalados dois galpões – no Benedito Bentes e na Serraria – com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Em relação ao processo de capacitação, que deverá durar nove meses, os novos cooperados terão acesso a cursos sobre recursos humanos, reciclagem, educação ambiental, manuseamento de maquinários e higiene pessoal e do local de trabalho.
Paralelamente, a Slum incentivará a criação da Comissão de Inspeção de Obras pelos próprios catadores
