×

Alagoas

Livro sobre projeto com reeducandos será lançado na 8ª Bienal de Alagoas

Projeto inovador promove a cidadania nas unidades prisionais de Alagoas


Um projeto inovador com custodiados virou tema de livro. Nele, os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) relatam as experiências vivenciadas com o projeto ‘Reconstruindo Elos’. O lançamento do livro ocorrerá no dia 1º de outubro, na sala Tamarindo, Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, Sala Tamarindo, no Jaraguá, durante a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

O projeto de extensão é desenvolvido há três anos no complexo penitenciário sob a supervisão da professora doutora em Sociologia Elaine Pimentel. Ao todo, trinta universitários estão envolvidos nas atividades semanais, realizadas no Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho e nos presídios Cyridião Durval e Santa Luzia.

No ‘Reconstruindo Elos’, reeducandos e pacientes participam de debates, atividades lúdicas e dinâmicas que promovem a cidadania. Direitos e deveres civis, noções de ética, pertencimento e relações de gênero são alguns dos assuntos abordados nas dinâmicas, com o auxílio de recursos audiovisuais, como músicas e filmes.

O livro que será lançado na Bienal reúne relatos dos estudantes da primeira turma do ‘Reconstruindo Elos’, que surgiu a partir da iniciativa do agente penitenciário Ademir Santos. O profissional foi acadêmico de Direito e teve sua experiência relatada na obra. Pimentel destaca ainda o religamento dos custodiados e pacientes com as pautas sociais.

“A participação dos universitários é crescente. Eles estão cada vez mais preocupados com o retorno dos apenados à sociedade. Mesmo em uma unidade que exige uma abordagem diferenciada, como é o caso do Centro Psiquiátrico, eles utilizam a criatividade para provocar os pacientes, voltando sempre a atenção em promover a inclusão”, conclui a professora.