Com quase 20 anos desenvolvendo sua arte no mercado alagoano, a artista plástica Solange Medeiros Arruda conheceu a mais nova publicação que apresenta 134 ícones mais representativos da cultura de Alagoas, o livro de Iconografia Alagoana. A obra foi elaborada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, e o Sebrae Alagoas.
Ao refletir sobre os símbolos que lembram o Estado de Alagoas, a artista plástica reúne alguns na memória e cita: “A dança folclórica cheia de vida, o calor do sol, o verde do mar que não há em nenhum outro lugar”. Produtos inspirados e contendo esses elementos fazem a pessoa identificar logo o local de origem, defende Solange. Usando uma técnica de fios tradicional da região Nordeste, o crochê, Solange Arruda desenvolve linha exclusiva de acessórios, decoração e peças para presentes, levando a arte alagoana para outros locais como Recife, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Algumas expressões da história e cotidiano de Alagoas são reproduzidas na cerâmica. Dentre as peças e artesãos apresentados no livro de Iconografia Alagoana, está o trabalho do mestre João das Alagoas e seus discípulos. Produzindo sua arte numa oficina que fica na entrada da cidade de Capela, o mestre João ficou emocionado ao folhear o livro e perceber o quanto seu talento é significativo para o povo alagoano. “Eu me inspiro em tudo o que está em volta. A gente tem muitas coisas boas para desenvolver, como na gastronomia e no folclore”, evidenciou o mestre artesão.
Lançamento
Na última segunda-feiea, gestores do Governo de Alagoas, do Sebrae Alagoas, e o assessor institucional da Braskem, Milton Pradines, empresa patrocinadora da obra, realizaram o lançamento oficial do livro Iconografia Alagoana, contando com a presença de artesãos, artistas plásticos, arquitetos, designers, intelectuais alagoanos, entre outros.
Para o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, neste livro, o leitor e admirador podem observar cenas de beleza e esperança que continuam vivas e pujantes em Alagoas, “um verdadeiro tesouro de cores e vida a fortalecer o imaginário real”. “Neste livro, a imagem se propõe a abrir mais uma porta ao investimento. O empreendimento que optar pelos cenários e o jeito de ser alagoano, como sua base de inspiração, terá tanta beleza, tanta cor que somente poderá sinalizar bons negócios”, destacou o secretário.
Também responsável pela publicação do livro, o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, refere-se ao levantamento dos 134 ícones da identidade alagoana como audaciosa. “O Sebrae tem orgulho em participar deste marco na história de Alagoas. A Iconografia Alagoana certamente ajudará também no desenvolvimento dos micro e pequenos negócios do Estado e valorizará os traços marcantes de um povo cujas tradições estão na vida e no trabalho por ele desenvolvido”, afirmou Marcos Vieira.
Na coordenação geral da Iconografia Alagoana e Assessora Especial da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Vania Amorim lembrou que as pesquisas começaram no final de 2007, mas, além da publicação da obra, ocorreram oficinas com profissionais que lidam com processos criativos. “O livro é um banco de dados e informações que pode ser utilizado para a confecção de qualquer produto. A proposta inicial era reunir um pouco mais de 70 símbolos, porém, fomos identificando muitos e finalizamos, com muita dificuldade, em 134 ícones”, relatou Vania Amorim.
A obra teve como base os levantamentos e estudos realizados pelos antropólogos Bruno Cavalcanti e Rachel Rocha. O projeto teve também a contribuição da consultora Marta Maria de Melo Silva, o trabalho de fotografia de Ricardo Lêdo, design gráfico e de informação com Joaquim Redig, e a diagramação dos conjuntos dos ícones por Ana Salac, entre outros.