O projeto Rock vs. Comics, de Evandro Esfolando, traz uma nova maneira de registrar shows e festivais de rock: unindo resenhas a histórias em quadrinhos. Das ilustrações, surgiu o livro com a primeira temporada do projeto, lançado em uma turnê que teve início em fevereiro e já passou por Brasília, Curitiba, São Paulo e Recife. No dia 23 de abril, Evandro chega a Maceió para lançar o livro no Rex Jazz Bar, às 19h.
Segundo o ilustrador, a idealização do projeto surgiu quando teve que escolher entre ir a um show do Iron Maiden ou participar do curso “Roteiro e Ilustração de Histórias em Quadrinhos”, com o quadrinista argentino Liniers. “Falei pra ele [Liniers] que eu deixei de ir ao show do Iron Maiden para assistir a palestra que ele acabara de fazer e que, no dia seguinte, eu desenharia uma página de quadrinho contando o ocorrido. Esse projeto nasceu do dilema: rock ou comics?”, conta Evandro em seu livro.
Nessa primeira temporada de Rock vs Comics, os leitores podem conferir 25 histórias em quadrinhos sobre shows e festivais que Evandro presenciou entre 2010 e o primeiro semestre de 2012, inclusive a primeira HQ do projeto, sobre a ausência no show do Iron Maiden, publicada no blog um dia após o curso do Liniers. Na página Rock vs Comics do Facebook, o público já pode conferir alguns trabalhos da segunda temporada, cuja impressão já está a caminho.
Nascido em Brasília, Evandro Esfolando entrou pra cena punk hardcore da cidade ainda na adolescência, em 1986, quando montou sua primeira banda, a Royal Street Flesh, junto com os amigos Rodolfo (ex-Raimundos), Zé Ovo (ex-Little Quail) e Berma “is a monster” (primeiro baterista do Little Quail). Entre 1998 e 2004, foi vocalista do Macakongs 2099 e, desde 2001, canta na banda QUEBRAQUEIXO.
Apesar de desenhar desde a infância, Evandro começou a fazer histórias em quadrinhos recentemente, em 2009. Um ano depois, já estava entre os 14 ilustradores do livro “Quebraqueixo – A Banda Desenhada”, indicado ao Troféu HQ Mix, em que as letras de sua banda foram adaptadas para quadrinhos. Evandro ainda é autor dos livros “Esfolando ouvidos – memórias do hardcore em Brasília” e “Grosseria Refinada – contos”.
