Foi na época em que era universitária que Maryana Damasceno teve uma grande aproximação com o bairro do Pontal da Barra. Convivendo diariamente com os moradores da comunidade a, agora jornalista, ficou encantada com a riqueza cultural do local e viu no edital da Coleção Coco de Roda a possibilidade de unir a paixão pela escrita, o interesse pelo público infantil e a vontade de divulgar uma tradição pouco conhecida: o Fandango do Pontal.
Escrito de forma rimada, revelando o gosto da autora pela literatura de cordel, “O Marinheirinho do Pontal” conta a história de Larissa, uma menina que adora passar as férias na casa de sua avó Lêu, que mora no Pontal da Barra. Feliz com a visita da neta, dona Lêu prepara diversas comidas deliciosas para Larissa, enquanto a menina, da janela da casa, admira as ruas cheias de enfeites de natal. De repente, no meio da rua iluminada, passa correndo um menino vestido de marinheiro.
Muito curiosa, Larissa decide investigar o motivo de o menino estar usando aquela roupa e, no dia seguinte, sai pelas ruas do bairro à procura do marinheirinho. Quando o encontra, a menina descobre que ele se chama Matheus e está vestido daquela maneira para dançar o Fandango e homenagear os corajosos marinheiros que navegam pelo mar.
A história do marinheirinho é a estreia de Maryana como autora. Até então, seu contato com o mundo da literatura infantil tinha se dado apenas por meio do trabalho de contadora de histórias, há alguns anos. “A oportunidade de apresentar a cultura alagoana para as crianças através dos livros é prazeroso e realizador, pois esses novos leitores serão os multiplicadores dessa cultura, que é a nossa raiz”, diz Maryana.
O ilustrador responsável pela obra foi Thiago Oliveira que, segundo a autora, superou todas as expectativas. “As ilustrações têm o poder de fazer a criança embarcar ainda mais na história, com cores e formas que dão vida a todos os detalhes”, conclui.
A obra é um dos cinco novos títulos da coleção de livros infantis da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, e será lançado no próximo dia 28, às 10h, na Ponta Verde.
