Livro traz registros de artista em Alagoas
O livro de registros fotográficos de Pierre Verger será lançado, nesta quinta-feira, 2, às 19h, no Museu Palácio Floriano Peixoto. A obra traz o acervo fotográfico do artista que visitou Alagoas nos idos de 1949 a 1951.
O livro é o desdobramento de uma pesquisa sobre outra obra da Fundação Pierre Verger que foi lançado em 2006, sob o título ‘O Brasil de Pierre Verger’. A nova edição é lançada agora pelo governo de Alagoas em parceria com a Fundação Pierre Verger e Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).
“O governo do Estado, através da Secult, abraçou de imediato a ideia”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas. O projeto foi apresentado à Chesf que aprovou o patrocínio da publicação, uma vez que Verger documentou entre 1949 e 1951 a implantação da hidroelétrica de Paulo Afonso.
Na ocasião, a museóloga Cármen Lúcia Dantas foi convidada para escrever sobre a passagem do fotógrafo por Alagoas. Desse contato, a museóloga conheceu o vasto acervo fotográfico sobre Alagoas, que a fundação preserva. A obra teve também contribuição do historiador Douglas Apratto Tenório.
O livro tem projeto gráfico de Gisela Abad e reúne 126 fotografias de paisagens alagoanas, registradas pelas lentes de Pierre Verger nos anos de 1949 e 1951, por ocasião de duas viagens que fez a Alagoas.
