O livro intitulado Biodiversidade Recifal e Lagunar do Estado de Alagoas, produzido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), será lançado na próxima segunda-feira (24), às 19H, no Centro de Convenções de Maceió. Resultado do inventário realizado por uma equipe multidisciplinar, o trabalho levou três anos para ficar pronto e apresenta uma caracterização real daqueles ambientes.
Com dados do projeto Inventário dos Ambientes Marinhos Costeiros, iniciado em outubro de 2011, o livro apresenta os estudos feitos durante três anos, através de atividades como imagens subaquáticas e coletas de espécies. Realizado a partir de parceria firmada com a Petrobrás, contou com a contratação de quatro consultores com formação em biologia, geografia e economia, além de seis estagiários.
Um dos objetivos do diagnóstico é poder propor o uso sustentável dos ambientes marinhos e lagunares, de modo que os impactos causados pela exploração, principalmente sócio-econômica, possam ser minimizados. “O importante é que temos um diagnóstico, mapeamento e a caracterização real dos ambientes marinhos costeiros”, explica o diretor técnico do IMA, Ricardo César.
ÁREAS PROTEGIDAS
No mesmo dia haverá também o lançamento do livro Unidades de Conservação de Alagoas – As Riquezas das Áreas Protegidas no Território Alagoano. O evento acontece na próxima segunda-feira, durante a abertura do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica, às 19, no Teatro Gustavo Leite – Centro de Convenções Ruth Cardoso.
Serviço
Evento: Lançamentos dos livros Biodiversidade Recifal e Lagunar do Estado de Alagoas e Unidades de Conservação de Alagoas – As Riquezas Protegidas no Território Alagoano;
Local: Teatro Gustavo Leite – Centro de Convenções Ruth Cardoso
Hora: 19h (dentro da programação de abertura do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica)