População é orientada a não consumir produtos vendidos por crianças e adolescentes
A cidade de Paripueira, localizada no Litoral Norte de Alagoas, realizou, nesta sexta-feira (25), o lançamento da campanha “No Verão, Trabalho Infantil não”, de iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
A ação teve como objetivo conscientizar moradores e turistas sobre os malefícios que o trabalho infantil causa na vida de crianças e adolescentes. Durante todo o dia, foram realizadas abordagens e entrega de materiais informativos nos principais pontos da cidade, como praias, pousadas, restaurantes, lanchonetes, bares e quiosques.
Segundo a gerente de Proteção Social Especial da Seades, Deirise Salgueiro, é fundamental que o trabalho infantil não passe despercebido aos olhos dos moradores e turistas, especialmente nesta época do ano, quando o número de casos tende a aumentar. “São muitas as famílias que veem nessa época uma oportunidade de ganhar uma renda extra e, para isso, colocam em risco o futuro dos filhos. Essas crianças e adolescentes ficam expostos à criminalidade, exploração sexual, tráfico de drogas, atividades insalubres e perigosas”, disse.
Em caso de constatação de situação de trabalho infantil, a população pode formalizar a denúncia no Conselho Tutelar mais próximo ou através do Disque 100. Há ainda os aplicativos para smartphones Proteja Brasil e MPT Pardal. Em todos os casos a denúncia é registrada e encaminhada ao órgão responsável.
Neste fim de semana, outros municípios alagoanos também irão desenvolver atividades de combate ao trabalho infantil. É o caso de Marechal Deodoro, que lançará a campanha de verão no sábado (26), na Praia do Francês, e de Delmiro Gouveia, que fará o lançamento no Restaurante Ecológico Castanho no domingo (27).
Ao todo, 21 municipios integram as ações. São eles: Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coruripe, Delmiro Gouveia, Feliz Deserto, Japaratinga, Jequiá da Praia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Olho D’Água do Casado, Pão de Açúcar, Paripueira, Passo do Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Piranhas, Porto de Pedras, Rio Largo, Roteiro e São Miguel dos Milagres.
