×

Cultura

Linda Mascarenhas abre espaço para o teatro alagoano

Com a proposta de fomentar e difundir as variadas expressões artísticas no Estado, o Espaço Cultural Linda Mascarenhas, do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), abre mais uma vez suas portas ao teatro alagoano com o espetáculo “Os infortúnios de uma criança”. A montagem da Associação Teatral das Alagoas (ATA) entra em curta temporada neste sábado (22) e no próximo dia 28, sempre às 20h.

Sob a direção e adaptação de Marco Antonio de Campos, a peça traz novamente a obra de Martins Pena ao palco e dá inicio às ações comemorativas dos 115 anos do nascimento da grande dama do teatro alagoano, Linda Mascarenhas, comemorado no último dia 14. Também marca as atividades que celebram os 55 de existência da Associação Teatral das Alagoas (ATA), fundada pela atriz e militante feminista Linda Mascarenhas.

Para o diretor do Espaço Cultural Linda Mascarenhas, Junior Almeida, sempre existiu a necessidade de promover um espetáculo em parceria entre o IZP e a ATA, uma vez que o Espaço Cultural do IZP e o Projeto Linda recebem o nome de sua fundadora.

De forma satírica e bem-humorada, “Os infortúnios de uma criança” conta as trapalhadas e investidas do sacristão Manuel Igreja pela viúva Ritinha, filha de um rico militar reformado, senhor Abel, que por sua vez encontra-se apaixonado por Madalena, ama de seu neto Lulu. Instantes antes da Missa do Galo, Madalena deixa seu namorado, o soldado Pacífico, tomando conta do bebê, acontecendo a partir daí todas as desventuras deste enredo.

Cidadania – Os alunos do Colégio Moreira e Silva, do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), instituição de ensino onde Linda Mascarenhas lecionou durante anos, e crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) foram os primeiros espectadores da peça, no último dia 14, quando se comemorou o Dia do Teatro Alagoano.

Dentre as prioridades do Projeto Linda, desenvolvido pelo IZP, está à integração entre a educação e a cultura, especialmente no que se refere ao acesso de estudantes da rede estadual de ensino e professores aos eventos realizados no equipamento cultural. “Cedemos o espaço para produções artísticas e temos como contrapartida a exibição dos espetáculos, que disponibilizamos gratuitamente para os estudantes do Cepa”, observa Júnior Almeida, diretor do teatro.

Em quase dois anos de atividades, o Projeto Linda inseriu o Espaço Cultural Linda Mascarenhas no circuito cultural da cidade, com atividades disponibilizadas à comunidade, envolvendo música, artes plásticas, teatro e debates, além de apoiar iniciativas que tenham como prioridade a educação e a cultura.

O Projeto Linda de Teatro foi inaugurado com um trabalho do diretor do grupo teatral Infinito Enquanto Truque (IET), Lael Correia, em junho de 2009, encenando a peça “Madame”. Neste mesmo ano, o Projeto Linda também abriu espaço para a nova safra de atores alagoanos durante a Primeira Mostra de Artes Cênicas do Projeto Linda, realizada entre os meses de outubro e dezembro. Nesta edição, foram encenadas seis peças de cinco grupos teatrais.

Este ano, Leal Correia voltou ao palco do Linda Mascarenhas com o ousado espetáculo “A Cena Revista”, onde o público teve a oportunidade de revisitar a história do teatro alagoano por meio de fragmentos de espetáculos que marcaram a cena local, partindo da década de 70 até os dias atuais.

A performance fez parte de uma série de atividades culturais que marcaram a retomada do Espaço Linda Mascarenhas, que ficou alguns meses em reforma e teve seu estacionamento ampliado, graças ao apoio Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).

O Projeto Linda segue este ano com novas edições dos projetos de Música e Artes Plásticas, Mostra Teatral e Linda Jam Session. “Os músicos da Jam Session também pretendem estar mais próximos dos alunos da rede pública de ensino, inicialmente do Cepa, e acenam com a possibilidade de apadrinhar jovens talentos alagoanos”, afirma o diretor.

Outro projeto que volta com força total é o Linda de Debates, que já se prepara para sua segunda edição e teve sua primeira edição exibida na TV Educativa – além ser de disponibilizado em vídeo para algumas instituições.