
No final do mês de janeiro, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) iniciou uma grande ação de limpeza no Riacho do Sapo, em Jatiúca. Graças à utilização de uma moderna barragem hidráulica, as equipes da Operação Limpeza de Canais agilizaram o trabalho de desassoreamento no local, e todas as ações planejadas devem ser concluídas esta semana.
O novo equipamento permite que os agentes da Slum represem parte da água do canal em uma piscina de lona. A água é puxada por uma bomba e, quando a piscina fica cheia, seu volume é liberado. Todo entulho contido nele fica preso em uma rede posicionada metros ao lado.
Quando a água represada é liberada, é como se estivessem dando uma descarga no canal. Todo o lixo e entulhos serão carregados até a rede, que depois será removida pelos agentes de limpeza. Segundo o superintendenteadjunto da Slum, José Roque da Silva, uma das principais vantagens da utilização da barragem hidráulica é que esse efeito descarga permite, entre outras coisas, que todo o entulho contido no fundo do canal seja removido com facilidade.
Nos canais em que a barragem estiver sendo utilizada, agentes do órgão vão retirar entulhos maiores (móveis quebrados, carcaças de eletrodomésticos, entre outros) de forma manual, para que a rede não venha a ser danificada.
A barragem hidráulica, em conjunto com outros equipamentos como as dragas de sucção e de cabo, será importante aliada da Slum no trabalho de limpeza realizado nos canais da cidade. Desde o início do ano, o órgão atua de forma preventiva, buscando evitar que os canais transbordem em virtude das chuvas.