Ô abre-alas que o Bloco da Limpeza vai passar. E não vai ser apenas no desfile do Pinto da Madrugada, que ocorre neste sábado (07), nas praias de Pajuçara e Ponta Verde. Um verdadeiro batalhão com 350 garis a serviço da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) vai atuar antes, durante e depois dos festejos das prévias carnavalescas da capital.
A Diretoria de Operações da Slum informa que uma equipe atua na manhã desta sexta-feira (06) nas ruas para deixar tudo pronto para o Jaraguá Folia, que acontece na noite de hoje no mais tradicional bairro da cidade.
“É sábado de mutirão, mas, em função do apoio dado às prévias carnavalescas vamos ter essa particularidade. Os trabalhos já começaram e continuam hoje à noite, com o Jaraguá Folia”, explica Pablo Ângelo de Almeida, diretor de operações da Slum.
Em função do intenso fluxo de pessoas, o efetivo será mais reduzido durante o Jaraguá Folia, mas logo após que a festa acabar uma equipe de 25 agentes vai iniciar os trabalhos de limpeza por volta das 05 horas.
Já a partir das 07h do sábado, 130 garis serão distribuídos entre a Pajuçara e a Ponta Verde. Eles atuam até às 15h20, quando outro contingente, com 120 agentes, assume até as 21h. Depois disso, uma turma com 70 homens finaliza os serviços de limpeza para deixar a orla preparada para a manhã de domingo.
O diretor de operações da Slum solicita a colaboração da população que deve evitar o descarte inadequado para não comprometer a manutenção da limpeza do ambiente festivo.
“A orientação é para que a população colabore. E é simples, basta jogar o lixo em alguma lixeira. A orla é bem abastecida de papeleiras, lixeiras, contêineres e os próprios garis estarão com o carrinho chamado luto car”, detalha o gestor. “Caso o cidadão não encontre uma lixeira próxima, basta o resíduo num saco até encontrar uma. Isso facilita o trabalho do gari e mantém as condições do local em ordem”, complementa.
E para ficar ainda melhor, o folião pode também entregar o resíduo reciclável aos catadores da Cooprel que atuam no Galpão de Triagem do Benedito Bentes. Eles estarão por toda a avenida a coletar latas, sacos plásticos, garrafas PET e outros tipos de material que podem ser reaproveitados.
Mutirão
Mesmo com a brincadeira rolando solta na parte baixa da cidade, a Slum programou um mutirão de limpeza para o sábado. Ele acontece no bairro do Clima Bom e terá a participação de 90 agentes de limpeza que irão realizar serviços de capinação, varrição, roço mecanizado, retirada de entulho e material volumoso e inservível, pintura de meio-fio e desobstrução de linhas d’água.
“No caso do Clima Bom, o mutirão foi mais uma demanda da população. A ideia é atacar o bairro como um todo durante o sábado. Caso o serviço não seja concluído, iremos retornar com uma equipe menor durante a segunda-feira”, finalizou Pablo Ângelo de Almeida.
