A Liga Mundial 2012 chega à quarta etapa com o Brasil na liderança do Grupo B, com 21 pontos. Nesta SEXTA-FEIRA (15.06), a equipe verde e amarela tentará outros três contra o Canadá, às 11h (Horário de Brasília), no Tampere Ice Arena, em Tampere, na Finlândia. A partida terá transmissão dos canais Sportv e Esporte Interativo. Na sequência, a Polônia, que tem um ponto a menos que a seleção brasileira, enfrentará os donos da casa.
Para o técnico Bernardinho, esta será a primeira de uma série de três partidas de extrema importância, já que o Brasil terá Finlândia e Polônia como adversários nos dias seguintes. Somar nove pontos, assim como aconteceu na terceira rodada, em São Bernardo (SP), passa a ser fundamental para os planos de estar na disputa da Fase Final, de 4 a 8 de julho, na Bulgária.
“Aqui na Finlândia se decide tudo. As vitórias são fundamentais para que a nossa equipe passe em primeiro do grupo. E isso começa na busca pela vitória sobre o Canadá. Nosso objetivo é estar em Sofia, na Bulgária, e a participação na Fase Final da Liga Mundial é muito importante para a nossa equipe, em vista da preparação para Londres”, afirmou Bernardinho, que destaca a importância da participação na Fase Final para a sequência da temporada.
“A Fase Final será uma etapa fundamental para avaliarmos as nossas condições. Precisamos fazer ajustes finais, jogar grandes partidas, então, para nós, estar lá será muito importante. Para isso, precisamos vencer os jogos aqui na Finlândia”, confirmou Bernardinho.
Destaque na última partida disputada pelo Brasil, na vitória por 3 sets a 1 sobre a Polônia, o ponteiro Thiago Alves é um dos mais entusiasmados. O jogador acredita na vitória da equipe verde e amarela, e diz que enfrentar o Canadá pela quarta vez, em menos de um mês, muda o panorama do confronto.
“As duas equipes se conhecem mais a cada final de semana e, com isso, conseguimos marcar ainda melhor o adversário, além de conseguirmos explorar melhor seus pontos fracos”, explicou Thiago, que espera manter o ritmo apresentado na última vez que o Brasil esteve em quadra, quando jogou a partir do segundo set e fez 13 pontos.
“Uma boa atuação sempre anima ainda mais. Estive em quadra durante todo o jogo de sábado (na vitória sobre a Finlândia) e metade do de domingo e fiquei muito feliz em poder ajudar o time. O importante é sempre estar atento e contribuir da maneira que for possível”, complementou Thiago Alves.
Na primeira rodada, em casa, os canadenses levaram a melhor e venceram o Brasil por 3 sets a 2. Na segunda, na Polônia, vitória verde e amarela por 3 sets a 1. E, diante de sua torcida, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho venceu por 3 sets a 0.
Giba e Vissotto estão de volta
Após as três primeiras rodadas e na liderança do Grupo B, a seleção brasileira terá dois reforços de peso nesta quarta etapa. Giba e Leandro Vissotto estão recuperados e reintegrados ao grupo.
Após cinco meses longe das quadras, o ponteiro e capitão Giba está totalmente recuperado da cirurgia na canela esquerda. O oposto Leandro Vissotto, que teve uma arritmia, também está pronto para defender o Brasil.
Os dois estarão entre os 12 jogadores relacionados para a partida contra o Canadá.