– Depois de estrear na segunda etapa da Liga Mundial 2012 com vitória sobre a Finlândia, a seleção brasileira masculina de vôlei voltou a conquistar um resultado positivo, desta vez, neste SÁBADO (02.06), sobre o Canadá. O time comandado pelo técnico Bernardinho venceu por 3 sets a 1 (23/25, 25/18, 25/23 e 25/15), em 1h38 de partida disputada no ginásio Spodek, em Katowice, no Canadá.
O oposto Wallace foi o maior pontuador da partida, com 20 acertos (16 de ataque, dois de bloqueio e dois de saque). O ponteiro Murilo e o central Lucão também contribuíram bem para a vitória brasileira, com 11 pontos cada. Para o capitão do Brasil, os resultados conquistados são de grande valor, mas o mais precioso ainda está por vir: o confronto contra a Polônia, neste DOMINGO (03.06), às 15h (Horário de Brasília).
“Conseguimos duas vitórias importantes, pois precisamos somar pontos. E ainda temos o jogo mais importante desse final de semana, que vai ser amanhã, contra a Polônia. Eles estão na nossa frente e precisamos vencer para passar ou igualar”, destacou Murilo, consciente de que a partida será a mais difícil da rodada.
“Aqui a torcida é incrível. Fora do Brasil, é o melhor lugar onde jogamos. O público adora, conhece voleibol e conhece os jogadores. Jogar contra a Polônia, que é um time forte, aqui na casa deles, não é nada fácil”, disse Murilo, sobre o confronto que terá transmissão ao vivo dos canais Sportv e Esporte Interativo.
Nos dois primeiros jogos em Katowice, o técnico da seleção brasileira, Bernardinho, fez um revezamento entre os centrais. Na partida contra a Finlândia, jogaram Rodrigão e Sidão, e, contra o Canadá, Lucão esteve em quadra no lugar de Sidão. O fato de estar nos dois jogos pôde dar, a Rodrigão, a certeza de que o Brasil evoluiu em relação a primeira etapa da Liga Mundial, no Canadá.
“Melhoramos bastante, principalmente o entrosamento. Quando o time erra muito no ataque, especialmente, complica um pouco todo o sistema. O Ricardinho não jogava com a gente há muito tempo também e era necessário ganhar novamente esse entrosamento. A cada jogo estamos melhorando”, declarou Rodrigão.
O técnico Bernardinho concorda com o central brasileiro. “Evoluímos muito. Na partida contra a Finlândia tivemos uma boa apresentação. Hoje cometemos alguns erros, mas soubemos recuperar. Em momentos importantes, vimos um Brasil mais próximo de um entrosamento melhor. Tudo isso é conquistado passo a passo”, afirmou Bernardinho.
O JOGO
Murilo abriu o placar. O Canadá assumiu o comando (5/3), mas, novamente com Murilo, o Brasil fez 8/7 e foi em vantagem para a primeira parada técnica. O jogo ficou empatado em 10/10 e, pela saída de rede, Wallace colocou a seleção brasileira à frente. Dante marcou ponto de saque e o placar ficou favorável ao Brasil: 13/11. Ricardinho fez ace e a equipe verde e amarela esteve em vantagem no segundo tempo técnico: 16/13. Quando os canadenses deixaram o marcador igual em 16 pontos, Bernardinho parou o jogo. O set voltou a ficar apertado na reta final. As equipes empataram em 21/21 e o Canadá fechou em 25/23.
A segunda parcial também começou favorável ao adversário do Brasil. Com Murilo pelo fundo, a equipe verde e amarela passou à frente em 5/4. O jogo seguiu disputado e a seleção de Bernardinho foi para o primeiro tempo técnico com um ponto de vantagem: 8/7. Depois de uma bola bastante disputada, Wallace conseguiu um bonito ataque e a equipe brasileira abriu três de diferença (14/11). Na largadinha, Dante fez 16/12 para o Brasil na segunda parada técnica. A equipe verde e amarela seguiu superior e fechou o set em 25/18.
O Brasil começou melhor e, no bloqueio de Wallace, fez 3/1. No ataque de Thiago Alves, que entrou no lugar de Dante neste terceiro set, a equipe brasileira fez 8/6 no primeiro tempo técnico. A diferença no placar seguiu apertada e, a seleção brasileira fez 16/13 na segunda parada técnica. No ace de Howatson, o Canadá encostou em 19/18 e, depois, empatou em 21 pontos. Na largadinha de Thiago Alves, o Brasil venceu a parcial por 25/23.
A seleção brasileira começou o quarto set muito melhor do que o adversário e logo abriu 5/1. Na sequência, só deu Brasil. No primeiro tempo técnico, 8/1. No bloqueio de Lucão, a equipe verde e amarela fez 11/4. No erro canadense, a distância aumentou para 14/5 e o técnico Glenn Hoag pediu tempo. Na segunda parada técnica, a vantagem brasileira era de sete pontos: 16/9. O time do Brasil manteve o ritmo e fechou o set em 25/15 e o jogo em 3 sets a 1.
EQUIPES
BRASIL – Ricardinho, Wallace, Rodrigão, Lucão, Murilo e Dante. Líbero – Serginho
Técnico – Bernardinho
Entraram: Bruno, Theo e Thiago Alves
CANADÁ – Howatson, Simac, Schmitt, Kaminski, Winters e Perrin. Líbero – Lewis
Técnico – Glenn Hoag
Entraram: Soonias e Gaumont