A Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió anunciou nesta quinta-feira (14) os campeões 2015 do concurso de bumba meu boi. A classificação acontece em duas categorias: Grupo A, ou Grupo Especial; e Grupo B, ou Grupo de Acesso. O grande campeão do Grupo A foi o boi ‘Dragão’, que levou para arena as belezas e peculiaridades que unem China e Brasil, com o tema “China Brasil o Dragão uniu (solta a fera)”. Em segundo e terceiros lugares, respectivamente, ficaram os bumba meu boi ‘Vingador’ e ‘Cobra Negra’. No Grupo de Acesso, o primeiro lugar ficou com o ‘Bumbá Anaconda’, seguido pelo ‘Águia Dourada’. Em terceiro lugar ficou o ‘Rei Bumbá.
O concurso aconteceu durante o 23º Festival de Bumba Meu Boi de Maceió, nos dias 24 e 25 de abril, na Praça Multieventos. Durante os dois dias de espetáculos, 20 grupos se apresentaram para um público recorde estimado em mais de 20 mil pessoas.
O Festival, realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió, ocupa lugar de destaque no calendário cultural de Maceió e é considerado um momento único de celebração e mostra pública de uma das maiores tradições populares da cidade.
A cultura do bumba meu boi reina principalmente nos bairros Ponta da Terra e Vergel. Da Ponta da Terra, saíram sete grupos para apresentação na 23ª edição do Festival; do Vergel do Lago saíram seis bumba meu boi. Jacintinho, Jatiúca, Poço, Cruz das Almas e a comunidade do Reginaldo também estão no evento e juntos reuniram sete bois na arena do festival.
Regras do concurso
Conforme o regulamento do concurso, os grupos são avaliados nos quesitos evolução do vaqueiro, evolução do boi, bateria, conjunto, beleza do boi, fantasia e entoada. A comissão julgadora é instituída pela Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi e os resultados normalmente são divulgados na semana seguinte após o festival. Esse ano, todavia, a atuação de um dos jurados foi questionada pela representação de um dos grupos e a apuração das notas precisou ser mediada pelo Ministério Público Estadual (MPE), que reuniu as representações nesta quinta-feira para aferição dos envelopes e homologação do resultado final do concurso.
