O Laboratório Farmacêutico de Alagoas (Lifal) firmou parceria com uma das maiores empresas de produção de remédios genéricos do mundo. Trata-se da EMS Germed, empresa farmacêutica líder no Brasil e fundada há mais de 40 anos, com capital 100% nacional. A EMS possui dois complexos industriais estrategicamente localizados em São Bernardo do Campo e em Hortolândia, em São Paulo. A EMS foi o primeiro laboratório brasileiro a exportar medicamentos para a Europa e a produzir, no Brasil, os medicamentos genéricos.
“Com a parceria, o Lifal adquire o direito para usar a transferência e o registro de tecnologia para produzir o Patrolinus, medicamento destinado aos transplantados. Para Alagoas é um avanço porque a EMS está entre as cinco maiores empresas do mundo nessa área”, revela o diretor-presidente do Lifal, Keille Lima.
Segundo Lima, a parceria é o primeiro passo no sentido de o Lifal fechar futuros acordos de cooperação e produção de outros remédios. “Elencamos pelo menos mais 29 medicamentos que podem fazer parte dessa produção, caso a parceria tenha continuidade com a EMS”, completou.
A EMS tem se destacado, segundo Lima, pelos investimentos em tecnologia, infraestrutura e desenvolvimento na linha de produtos genéricos. “Para se ter uma ideia, o Lifal está firmando uma parceria com uma empresa que tem um faturamento de mais de R$ 2 bilhões por ano no setor”, ressaltou o diretor do Lifal.