Elano foi o principal nome na vitória do Peixe
O Santos mostrou mais uma vez, um grande futebol e deu ao seu torcedor um domingo de alegria: venceu o praticamente lanterna Grêmio Prudente por 4 a 2 na casa do adversário, em Presidente Prudente (SP), teve Elano fazendo dois gols e a garantia da liderança isolada do Campeonato Paulista 2011 após três rodadas, com nove pontos – ou 100% de aproveitamento.
Uma vitória perfeita que reforça o favoritismo do time da Baixada a conquistar o título de campeão e o melhor conjunto, mesmo sem sua principal estrela, o atacante Neymar, que está com a seleção brasileira Sub-20. Ele não faz falta porque Maikon Leite, que entrou no time mesmo com saída marcada para o Palmeiras no meio do ano, fez mais um gol e agora é artilheiro isolado da Série A-1, com quatro gols.
Outro que conseguiu anotar um gol foi o criticado Keirrison, que chegou ao quinto gol em 15 jogos pelo time santista. A suspeita de que ele e o time poderiam sentir o calor forte da cidade do interior paulista – cerca de 35ºC para mais durante o jogo – foram esquecidas desde o apito inicial do jogo e o bom volume de jogo do time em jogadas ofensivas pelas laterais em direção ao gol, com velocidade. O calor foi lembrado mesmo é nas paradas técnicas para hidratação dos jogadores.
Emoções.
O Santos já tinha criado chances com Keirrison e Maikon Leite antes de conseguir abrir o placar. O primeiro gol foi aos 13 minutos, quando Elano recebeu a bola livre na entrada da área e chutou forte, marcando o primeiro gol em seu retorno ao time.
Já o segundo gol saiu aos 23 minutos, quando Maikon Leite fez boa jogada e acabou derrubado na linha da grande área. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira marcou o pênalti e Elano, cobrando com tranquilidade, fez 2 a 0. O experiente meio-campista ainda chamou a atenção ao quase marcar um gol olímpico, mandando a bola na trave em cobrança de escanteio.
Antes de terminar o primeiro tempo, o Grêmio Prudente teve duas chances. A primeira foi aos 20 minutos, quando fez um gol, mas este foi anulado porque Willian, que pegou o rebote do goleiro Rafael no chute de Rhayner, estava impedido. E aos 42 minutos foi a vez do goleiro Rafael salvar, com uma bela defesa após outra boa jogada de Rhayner.
Diversidade. No segundo tempo o domínio santista durou até a marcação do quarto gol na partida. O terceiro do placar saiu aos 10 minutos, quando Keirrison pegou a bola rebatida pelo goleiro Sidney, após cruzamento de Jonathan. E o último gol do time alvinegro saiu com Maikon Leite, aos 16 minutos, aproveitando a bola que chegou em falta ensaiada e cobrada por Róbson.
A partir daí o time de Presidente Prudente acordou e aproveitou o sossego santista, achando que o placar estava garantido. Saíram dois gols. Jandson foi agarrado na área e o pênalti marcado, cobrado por Rômulo, aos 28 minutos, diminuindo o placar. E o segundo gol foi novamente de Rômulo, agora desviando de leve na primeira trave a bola cruzada no escanteio, aos 38 minutos.
Apesar do esforço e de uma pressão – o goleiro santista Rafael fez mais boas defesas do que antes -, o placar não mudou: 4 a 2. Com isso, os dois times se preocupam agora com os próximos jogos. O Santos enfrenta o São Caetano, na quarta-feira, às 19h30 na Arena Barueri, e o Grêmio Prudente pega o Botafogo, na quinta-feira, às 22 horas, mais uma vez em sua casa.
Ficha Técnica
GRÊMIO PRUDENTE – 2 – Sidney; Anderson Luis, Wescley e Douglas; Wanderson Cafu (Bruno Ribeiro), Anderson Pedra, Alceu (Daniel), Wiliam (Jandson) e Saldanha; Rômulo e Rhayner. Técnico: Fábio Giuntini.
SANTOS – 4 – Rafael; Jonathan, Dracena, Durval e Léo (Rodrigo Possebon); Pará, Adriano, Elano (Rodriguinho) e Róbson; Maikon Leite e Keirrison (Moisés). Treinador: Adilson Batista.
Gols – Elano, aos 13 e (pênalti) aos 23 minutos do primeiro tempo; Keirrison aos 10, e Maikon Leite aos 16 minutos do segundo tempo; Rômulo aos 28 e 38, também do segundo tempo, descontou para o time da casa.
Árbitro – Luiz Flávio de Oliveira;
Cartão amarelo – Rômulo (Grêmio Prudente), Edu Dracena, Keirrison e Rodriguinho (Santos);
Público e renda – Não disponíveis;
Local – Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente (SP).
