×

Esporte

Líder Fluminense perde para o Guarani e pode ficar em segundo

Bugre paulista surpreendeu o tricolor carioca

O Guarani deu uma mãozinha ao Corinthians na sua briga pela liderança do Campeonato Brasileiro ao vencer o Fluminense por 2 a 1, de virada, neste domingo, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pela 19.ª rodada, a última do primeiro turno. O time carioca ainda lidera isolado, com 38 pontos, um ponto a mais do que o Corinthians, que tem um jogo a menos. O mau futebol do Fluminense também acabou sendo responsável pela queda de uma série invicta de 15 jogos. O Guarani, com 26 pontos, saltou para a nona posição.

Os dois gols da equipe de Campinas foram marcados de falta, um em cada tempo, por Baiano e Fabão. E confirma a força bugrina contra os cariocas. Na semana passada, o Flamengo também perdeu no Brinco de Ouro pelo mesmo placar, sofrendo dois gols relâmpagos nos minutos finais.

Tentando surpreender o melhor time do Brasileirão, o Guarani começou em cima. No entanto, o time da casa acabou vacilando e levou o primeiro gol aos 11 minutos, em uma jogada que teve a participação de dois jogadores que atuaram em Campinas. O lateral-direito Mariano, ex-Guarani, fez grande jogada e cruzou na cabeça de Washington, ex-Ponte Preta, que mandou para o gol, mas Emerson completou em cima da linha e abriu o placar.

O Guarani tinha a maior posse de bola e apostava em Mazola para assustar Fernando Henrique, mas pecava muito nas finalizações. De tanto pressionar, chegou ao empate aos 33 minutos. Baiano cobrou falta com perfeição por cima da barreira e o goleiro tricolor apenas observou a bola morrer no fundo das redes.

Domínio. Na segunda etapa, o Fluminense não conseguia encaixar o seu jogo e era dominado pelo time campineiro, que, assim como no primeiro tempo, tinha maior posse de bola. Aos 20 minutos, Conca cobrou falta para dentro da área e Rodriguinho desviou de cabeça, mas Emerson saltou para fazer a defesa sem dar rebote.

A melhor chance aconteceu no minuto seguinte. Ricardo Xavier ganhou no corpo de André Luis, deixou Gum no chão e ficou cara a cara com Fernando Henrique. O atacante bateu e o goleiro tricolor fez uma defesa espetacular, mandando para escanteio.

Melhor em campo, o Guarani fez a festa no Brinco de Ouro aos 32 minutos. Fabão cobrou falta fraca, a bola passou no meio da barreira e foi morrer no canto de Fernando Henrique. No minuto seguinte, Mazola bateu com força e o goleiro rebateu para dentro da área, mas ninguém apareceu para completar.

O Fluminense ainda perdeu a chance de empatar aos 40 minutos. Marquinho foi até a linha de fundo e cruzou para dentro da área. O argentino Conca chegou batendo de primeira e isolou a bola por cima do gol. Depois, o Guarani apenas ficou tocando a bola esperando o apito final, enquanto os cariocas se desesperaram e tentavam chegar ao empate em cruzamentos para a área.

Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira, pela primeira rodada do returno do Brasileirão. O Guarani enfrenta o Goiás, às 19h30, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. O Fluminense terá pela frente o Ceará, no mesmo horário, no Engenhão.

Ficha Técnica

Guarani 2 x 1 Fluminense

GUARANI – 2 – Émerson; Rodrigo Heffner, Fabão, Ailson e Márcio Careca; Renan, Paulo Roberto, Baiano (Diogo) e Geovane (Aislan); Mazola e Rômulo (Ricardo Xavier). Técnico: Vágner Mancini

FLUMINENSE – 1 – Fernando Henrique; Mariano, Gum, André Luís e Júlio César; Valencia, Fernando Bob (Marquinho), Conca e Deco; Emerson (Rodriguinho) e Washington. Técnico: Muricy Ramalho

Gols – Emerson, aos 11, e Baiano, aos 33 minutos do primeiro tempo; Fabão, aos 32 minutos do segundo tempo; Árbitro – Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS); Cartões amarelos – Rodrigo Heffner (Guarani); Mariano e Fernando Bob (Fluminense); Renda – R$ 198.694,00; Público – 9.962 pagantes; Local – Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP).