Para facilitar o intercâmbio de informações e o desenvolvimento dos processos de licenciamento para manejo florestal das Organizações Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) acontece, hoje e amanhã (18 e 19), em Natal (RN), um seminário regional. Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) representam o estado no evento organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro.
O seminário Licenciamento para manejo florestal na região Nordeste conta ainda com o apoio da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA) e do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). Tem o objetivo de “contribuir para o desenvolvimento de uma econômica verde por meio do fortalecimento, o acesso e a adesão à prática do manejo florestal”. Além disso, prevê abrir espaço para o compartilhamento de normativas, procedimentos internos e aspectos administrativos, ampliar as discussões para sistematizar, aperfeiçoar e desburocratizar os processos de análise e aprovação de Planos de Manejo Florestal Sustentável.
Segundo Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA, o órgão está em fase de adaptação e adequação dos trabalhos sobre manejo florestal. “Precisamos estar em contato constante com os outros órgãos do Nordeste, porque sabemos que há diferentes situações e demandas, além de diferentes estágios de condições de atendimento e, além disso, é importante que tenhamos condições de conciliar o desenvolvimento, a geração de trabalho e renda, com a conservação das nossas florestas”, disse.
Além dele, participam também Augusto Duarte de Castro e Milena Caramori, engenheiros florestais que trabalham diretamente com essa temática dentro do IMA. A expectativa deles é conseguir mais informações e experiências que possam contribuir com as ações em Alagoas. Os organizadores do seminário esperam: mapear os processos estaduais de análise e aprovação dos Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS); levantar os avanços e os desafios atuais no que diz respeito à regulamentação, além de encaminhar sugestões de medidas para o aperfeiçoamento da regulamentação e licenciamento do Manejo Florestal nos estados do Nordeste.
