Numa partida muito disputada e sem contar com Neymar e Ganso bem inspirados, pois ambos sempre estiveram muito bem marcados, o Santos derrotou o Vélez Sarsfield nos pênaltis por 4 a 2, após uma vitória suada por 1 a 0 no tempo normal, e avançou à semifinal da Taça Libertadores Santander. Agora, o Peixe vai em busca do bicampeonato consecutivo e tetra alternado. Para tal, terá que passar pelo Corinthians, seu próximo adversário.
A partida diante do time argentino foi jogada sob chuva durante um bom tempo. Nela, Alan Kardec marcou o único gol aos 32 minutos do segundo tempo. A vitória pelo mesmo placar do primeiro confronto, acabou por levar a decisão da vaga nas semifinais para a disputa de pênaltis.
A ntes disso, o resultado no tempo normal também foi conquistado com muita dificuldade. O Peixe atuou com um a mais em campo desde o final do primeiro tempo, depois da expulsão do goleiro Barovero.
Apesar desta vantagem numérica, encontrou problemas para superar a forte marcação argentina e só conseguiu chegar ao gol no fim, logo que o treinador Muricy Ramalho reforçou o setor ofensivo com a entrada de Rentería. O jogador, ao lado de Neymar e Kardec, passou a pressionar a defesa do Vélez até chegar ao gol salvador. Depois de uma bela tabela entre Ganso e Léo, Kardec recebeu passe curto na entrada da área e finalizou para as redes.
O gol solitário do time santista obrigou a disputa de penalidades máximas. Kardec, Ganso, Elano, Léo converteram suas cobranças, enquanto Canteros e Papa desperdiçaram suas finalizações. Com o resultado de 4 a 2, o Santos se classificou e fará uma das semifinais contra o Corinthians. Portanto, teremos um brasileiro na final de mais uma edição do maior torneio de clubes sulamericanos.
Ficha Técnica
SANTOS 1 (4) x (2) 0 VÉLEZ SARSFIELD-ARG
SANTOS – Rafael; Henrique (Maranhão), Edu Dracena, Durval e Juan (Léo); Adriano (Rentería), Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso; Alan Kardec e Neymar. Técnico: Muricy Ramalho.
VÉLEZ SARSFIELD – Marcelo Barovero; Gino Peruzzi, Fernando Ortiz, Sebastián Domínguez e Emiliano Papa; Fabián Cubero, Augusto Fernández (Canteros), Víctor Zapata e Alejandro Cabral (Bella); Juan Manuel Martínez e Mauro Obolo (Montoya). Técnico: Ricardo Gareca.
GOL – Alan Kardec, aos 32 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Fernández, Alan Kardec, Adriano, Cabral, Arouca, Neymar.CARTÃO VERMELHO – Barovero.
ÁRBITRO – Roberto Silvera (Fifa/Uruguai).
RENDA – R$ 677.502,00.
PÚBLICO – 13.908 pagantes.
LOCAL – Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).