Logo mais, às 21h50, no estádio Paulo Machado de Carvalho, Pacaembu, o Santos começa a disputar uma vaga na final da Copa Santander Libertadores de 2011. Tendo como adversário, o time paraguaio do Cerro Porteño, o Peixe vai pro ataque na tentativa de, no jogo de volta, decidir a classificação com uma certa tranquilidade.
Como necessita ser um time mais ofensivo, o técnico Muricy Ramalho optou por escalar o meia Elano mais na frente, encostando sempre nos atacantes Zé Eduardo e Neymar. Com a saída de PH Ganso, ele se viu obrigado a recuar o craque, mas hoje, Elano voltará a a desenvolver a sua função de costume, sendo um homem que encostará, constantemente, nos atacantes peixeiros.
“Ele vinha ocupando espaço para os outros jogarem mais. Contra o Once Caldas, no segundo tempo, teve mais espaço e se deu melhor, com passes e chances de gol”, disse o treinador. “Hoje, ele deve jogar mais próximo da área.”
Para hoje, além de voltar a jogar à frente, Elano tem motivação extra. Ele foi convocado por Mano Menezes na última quinta-feira, e reforçará a Seleção canarinha nos amistosos contra Holanda e Romênia, no início de junho.
Visitante invicto
Por sua vez, a equipe do Cerro vai defender uma invencibilidade como visitante nesta Libertadores.Ao longo dos cinco jogos que disputou fora de casa, os paraguaios venceram duas vezes e arrancou três empates – um dentre os quais, diante do próprio Santos, na primeira fase, na Vila (1 a 1). “Fora de casa é um time diferente, que joga atrás mas é perigoso”, comentou Muricy Ramalho, que deverá perder Alan Patrick. O jogador, de 20 anos, deve ser negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 6 milhões (R$ 13,5 milhões).
Ficha Técnica
SANTOS – Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Danilo e Elano; Neymar e Zé Eduardo. Técnico: Muricy Ramalho.
CERRO PORTEÑO – Barreto; Piris, Pedro Benítez, Uglessich e César Benítez; Cáceres Villareal, Torres e Fabbro; Nanni e Lucero. Técnico: Leonardo Astrada.
Árbitro – Jorge Larrionda (URU); Horário – 21h50 (de Brasília); TV – Globo, SporTV2, SporTV HD e Bandsports; Rádio – Estadão ESPN (AM 700/FM 92,9); Local – Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP).