×

Esporte

Libertadores: Grêmio não joga bem mas empata no Peru

Tricolor dos Pampas conseguiu um bom empate fora de casa

Demonstrando uma dificuldade surpreendente no Peru, o Grêmio só empatou com o León de Huánuco por 1 a 1. No primeiro tempo, o time gremista teve uma atuação muito abaixo do normal. Carlos Alberto, contestado nas últimas rodadas, foi quem marcou o gol tricolor. Com o resultado, o Tricolor foi a sete pontos, e torce na noite desta quinta-feira contra o Junior Barraquilla para o time colombiano não disparar na liderança. A próxima partida na Libertadores será apenas dia 07 de abril, diante do Junior, no Olímpico.

O Jogo

Com disposição tática diferente, o León já dava mostras de que a partida seria diferente do visto em Porto Alegre. No jogo do Estádio Olímpico, o time peruano se postou com duas linhas de quatro, fazendo um bloqueio ao time gremista. Em casa, preferiu abrir dois meias e montar um 4-5-1. A mudança melhorou “Los cremas”, e no primeiro tempo se viu um Grêmio bloqueado e sem conseguir sair jogando.

Orejuela, o meia pela direita, fazia e acontecia às costas de Gilson. Todos os lances de ataque no primeiro tempo aconteceram pelo setor do lateral-esquerdo, mas o perigo era relativo. Faltava qualidade ao León no último toque, no cruzamento, na enfiada de bola, na assistência. Victor só toca na bola aos 18 minutos, quando intercepta cruzamento.

Renato Gaúcho não gostava do que via. Mandou todos os reservas para o aquecimento perto dos 25 minutos de jogo. A única chegada gremista aconteceu com Carlos Alberto, mas o meia finalizou impedido. A produção ofensiva azul era nula, enquanto o León, dentro do limite de sua qualidade, ia chegando aos poucos, com um cruzamento errado, com uma finalização longe do gol. E foi premiada a insistência. Em cruzamento de Ferrari, aos 43, Elias conseguiu superar Victor. Da altura da marca do pênalti, o meia escorou e encobriu Victor.

Segundo Tempo

O início do segundo tempo foi lá e cá. Borges quase marcou da entrada da área, em chute rasante e muito próximo da trave esquerda de Flores. Logo em seguida, Vigil ganhou outra vez da zaga gremista na bola aérea mas a finalização saiu pela linha de fundo. Mas o Tricolor havia voltado melhor, e aos 9 conseguiu o empate. Grande jogada do Grêmio, finalmente. Fabio acionou o pivô de Borges. O centroavante ajeitou para Douglas,e o meia enfiou para Carlos Alberto, às costas da zaga. O contestado jogador passa por Cambindo e fuzila Flores.

O momento, outrora do León, ficou tricolor. Após o gol os peruanos sentiram o baque, e o Grêmio passou a ficar mais com a bola. Começou a jogar como dono da casa fosse, e aos peruanos foi relegado o contra-ataque. Douglas quase marcou aos 20, e uma pequena pressão foi conflagrada. Só que o dia não era do camisa 9 Borges. Em duas chances claras, à 25 e 32 minutos, desperdiçou oportunidades que não costuma perder, na frente do goleiro adversário.

Ao final da partida, ambos queriam e procuravam o ataque. Nas duas grandes áreas, Flores e Victor precisavam estar atentos para qualquer movimentação dos ataques. Pelo Grêmio, Clementino bateu e o goleiro peruano encaixou com tranquilidade. Pelo lado gremista, Victor interceptava cruzamentos e ligava rapidamente os contra-ataques. E tiveram êxito, garantindo o empate.

FICHA TÉCNICA

LEÓN (PER) 1 X 1 GRÊMIO

Data/hora: 17/03, às 17h

Local: Estádio Heráclio Tapias

Árbitro: Roberto García Orozco, auxiliado porJose Luis Camargo e Alberto Morin, todos mexicanos

Cartões amarelos: Cardoza, Elias, Ferrari (L) Rodolfo, Borges (G)

Gols: Elias, aos 43 do primeiro tempo, e Carlos Alberto, aos 9 do segundo tempo

León: Juan Flores; Gianfranco Espinoza, Roller Cambindo, Luis Cardoza e Guillermo Salas; Carlos Zegarra, Jean Ferrari, Carlos Elías(Otálvaro 20’/2ºT), Céspedes(Peña22’/2T) e Carlos Orejuela(Rodríguez 38’/2º)T; Juan Diego Gonzáles-Vigil. Técnico: Franco Navarro.

Grêmio: Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Gilson; Fernando(Júnior Viçosa 35’/1ºT), Fábio Rochemback, Lúcio e Douglas; Carlos Alberto(Bruno Collaço 26’/2ºT) e Borges(Diego Clementino 38’/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.