Hamilton ganhou com facilidade na Bélgica
Lewis Hamilton mostrou mais uma vez que tem a chamada “sorte de campeão”, mais uma vez na carreira. O inglês da McLaren escapou de todos eventuais problemas e venceu o GP da Bélgica deste domingo, em Spa-Francorchamps. Mark Webber, da Red Bull, foi o segundo, apesar do problema na largada, e Robert Kubica, da Renault, completou em terceiro. Felipe Massa, da Ferrari, terminou em quarto e Rubens Barrichello, completando seu 300.º GP, abandonou com seu Williams.
Com o resultado, Hamilton chegou a 182 pontos, três a mais do que o vice-líder Webber. Sebastian Vettel, da Red Bull, não pontuou e segue com 151 pontos. Jenson Button, da McLaren, não completou e mantém a quarta posição no campeonato, com 147 pontos. Fernando Alonso, da Ferrari, foi apenas oitavo, e chegou a 141 pontos.
A próxima etapa da Fórmula 1 acontece dia 12 de setembro, em Monza, palco do GP da Itália.
Rivais caindo
Na largada, já com alguns pingos caindo, Webber partiu mal e caiu do primeiro para o sexto lugar. Hamilton, assim, assumiu a ponta, com Kubica em segundo, Button em terceiro e Vettel em quarto. Massa ganhou uma posição e terminou a primeira volta em quinto.
Mas antes mesmo do final da primeira passagem, por conta da fraca chuva que caia no trecho da Bus-Stop um outro rival de Hamilton na luta pelo título deu adeus à briga pela vitória em Spa. Muitos carros saíram da pista naquele trecho e, na confusão, Barrichello atingiu a Ferrari de Alonso. O espanhol ainda conseguiu seguir na corrida, mas o brasileiro encerrou a corrida por ali mesmo.
A batida provocou a entrada do safety car por duas voltas, para a retirada dos detritos. Na relargada, Button conseguiu passar Kubica e assumiu o segundo lugar, com Hamilton tranquilo na frente. Na volta seguinte, com melhor rendimento, Vettel fez ousada manobra e também passou pelo polonês, que ainda jogou o alemão na grama.
Tentando estragar a dobradinha da McLaren, Vettel passou a pressionar bastante Button na briga pelo segundo lugar. Na volta 18, ao se aproximar de mais da traseira do carro do inglês, o alemão perdeu o controle do carro na Bus-Stop, rodou e atingiu o atual campeão, que acabou abandonando. O piloto da Red Bull ainda conseguiu se arrastar até o box para trocar o bico e seguir na prova.
Nesta altura da prova, a ameaça da chuva foi praticamente afastada, com o sol aparecendo. Mas a tranquilidade dos pilotos durou apenas até a volta 35, quando a água voltou a cair em Spa.
Já com a pista bastante molhada, Hamilton deu uma bela escapa. Mas o inglês, passando pela brita, conseguiu se livrar do atoleiro e voltar à pista ainda em primeiro lugar.
Neste momento, quase todos os pilotos já estavam nos boxes para colocar pneus intermediários, que mais tarde se mostrariam insuficientes para a chuva que caiu momentos depois.
Hamilton, Kubica, Webber e Massa, o quatro primeiros no momento, pararam ao final da volta 35 para trocar os pneus. Os quatro voltaram na frente, apenas com Webber superando Kubica na parada.
Na volta 37, a pista molhada fez mais uma vítima. Desta vez Alonso rodou sozinho, bateu de leve na barreira, mas acabou abandonando com a suspensão quebrada. O carro parado no meio da pista provocou a entrada do safety car.
A relargada foi dada faltando apenas quatro voltas para o final, com a pista bastante molhada, mas com os primeiros colocados ainda com pneus intermediários.
Apesar da luta sobre o piso molhado nas voltas finais, o primeiros colocados evitaram se arriscar de mais e mantiveram as respectivas posições, com Hamilton na frente, ganhando a sua terceira corrida no ano.
