Agrônomos da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) farão, a partir desta terça-feira (03), a marcação das árvores com risco de queda iminente em uma das principais vias de Maceió, a Avenida Fernandes Lima. O objetivo da ação é prevenir acidentes envolvendo o tombamento nos períodos chuvosos.
Por volta das 08 horas, os profissionais se concentrarão na Praça do Centenário, seguindo pelo canteiro central, avaliando as condições estruturais de cada árvore. Após a avaliação, havendo a necessidade da supressão, o procedimento será marcado.
Para David Maia, titular da Sempma, a prioridade deste levantamento é tentar acabar com os tombamentos. “Estamos começando a trabalhar em relação ao período chuvoso. Quedas de árvores sempre causam contratempos em qualquer situação. Se tratando de tombamento em ruas, casas, carros, fiação elétrica ou até mesmo machucando pessoas, são transtornos incalculáveis”, disse.
Para cada supressão, será reposta uma quantidade estimada de mudas, como compensação ambiental. Sabendo dos impactos causados, o trabalho será cauteloso para evitar que algumas das espécies sofram danos estando em situação sadia.
Valdir Martiniano, agrônomo do Setor de Licenciamento da Sempma, explica que a ação é preventiva e deve acontecer em todas as áreas de aglomeração de árvores em Maceió. “Começaremos pela Fernandes Lima, mas nosso objetivo é alcançar outras áreas, a exemplo de praças, onde existam árvores com risco de queda iminente”, colocou.
Ao término do levantamento e marcações de cada região avaliada, será produzido um relatório. A execução dos serviços de supressão será executada pela Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum). A população pode ajudar ligando para a Sempma informando as áreas onde existam ameaças de quedas de árvores pelos telefones 33154735 ou 3315-4736.
