×

Alagoas

Leitura é fomentada nos presídios com parceria entre Seris e Unit

Parceria reforça a iniciativa da Seris e envolve a comunidade acadêmica as ações ressocializadoras

O acesso ao conhecimento por meio da leitura dignifica o ser humano. Na semana passada, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) recebeu uma doação importante. Alunos da Universidade Tiradentes (Unit) arrecadaram cem livros para o acervo bibliográfico do projeto Lêberdade. A iniciativa estimula a leitura nos presídios e possibilita a remição de pena.

O secretário da Ressocialização e Inclusão Social, Cel. Marcos Sérgio de Freitas, recebeu a doação da idealizadora do projeto, a presidente do Conselho da Comunidade e professora do curso de Direito da Unit, Marta Patriota, acompanhada dos acadêmicos da instituição. Na ocasião, Patriota ressaltou a importância de envolver a comunidade acadêmica nas ações ressocializadoras.

“Agradecemos a oportunidade de envolver os universitários nos projetos da Seris. Temos recebido um grande apoio do secretário Marcos Sérgio, que abriu as portas do sistema prisional. Com essa oportunidade, os estudantes ampliam seus conhecimentos teóricos e práticos. Essa mobilização para o Lêberdade é fruto desse trabalho de desmistificação da imagem do apenado”, disse.

A docente destacou ainda que não há ressocialização sem educação. “Os livros irão manter os reeducandos menos ociosos e proporcionam novas perspectivas de vida. Os acadêmicos colocaram muito amor nessa arrecadação. Acreditamos que o tratamento humanizado fará toda diferença no processo de retorno dessas pessoas à sociedade”, concluiu Patriota.

Para o secretário Freitas, a participação da comunidade acadêmica é fundamental para quebrar paradigmas sociais e fortalecer a atuação dos agentes penitenciários. “Recebemos mais de cem alunos da Unit no Complexo Penitenciário, neste ano. Eles conheceram a realidade de perto, desmistificaram estereótipos e agora fomentam a aprendizado no cárcere”.