×

Negócios/Economia

Leilão da Expo Bacia Leiteira movimentou quase R$ 200 mil

O 1º Leilão Ouro Batalha, realizado durante a 34ª Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira, movimentou R$ 198 mil com a venda de bois, novilhas, cavalos, éguas e carneiros. Os criadores, todos de Alagoas, levaram os melhores animais representantes da pecuária de leite e alguns foram vendidos para criadores de outros Estados.

De acordo com o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, um dos organizadores do evento, o primeiro leilão realizado durante a Expo Bacia Leiteira foi muito positivo. “Já estamos nos preparando para o próximo leilão, em 2012, e queremos que ele tenha a participação do agricultor familiar, que o pequeno criador leve seus animais para serem leiloados”, frisou Aldemar Monteiro.

Para o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, a movimentação durante a 34ª Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira lembrou as exposições realizadas nos anos 1970. “Fizemos uma verdadeira retomada da Exposição”, destacou. Segundo ele, o governo do Estado está fortalecendo a pecuária de leite, que é a atividade que mais gera renda para o agricultor familiar.

“A Secretaria de Agricultura coordena as ações do Programa Alagoas Mais Leite, que capacita o agricultor familiar para que ele pratique a atividade da forma correta, faça o manejo adequado, produza leite com mais qualidade e faça também o melhoramento genético dos animais. Para isso, repassamos às associações os kits de ordenha manual higiênica e os kits de inseminação artificial, além de disponibilizar assistência técnica nos moldes do Balde Cheio”, salientou o secretário.

“O resultado de tudo isso pôde ser visto durante a Exposição, com o agricultor familiar expondo seus animais, participando do torneio leiteiro. E queremos sim que no próximo ano ele participe também do leilão”, comentou Jorge Dantas.