×

Política

LDO: Toledo diz que vetos não têm interesse de prejudicar governo

Deputado Fernando Toledo

Ao ser questionado sobre os vetos governamentais às emendas parlamentares propostas ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Toledo (PSDB), informou que o Parlamento usou todas as prerrogativas de fiscalização e de controle na matéria. “Isso, naturalmente, dá pouca flexibilidade ao governo. O governador Teotonio Vilela Filho me procurou na semana passada demonstrando preocupação com a pouca flexibilidade que a peça orçamentária daria ao governo”, informou Toledo.

No entanto, o chefe do Legislativo alagoano explica que não é interesse da Casa prejudicar, nem atrapalhar, ou tirar a mobilidade do governo. “Se isso, eventualmente, ocorreu não haverá nenhuma dificuldade de a Assembleia Legislativa avaliar, mas não abriremos mão, de forma alguma, das competências deste Poder, das suas obrigações de fiscalizar, de controlar e de acompanhar as aplicações financeiras do Estado”, enfatizou Fernando Toledo, acrescentando que tudo deve ser feito através de entendimentos com o Executivo, uma vez que o interesse da Casa é que o governo acerte, promova emprego, renda e o crescimento social do Estado.

Empréstimo

Com relação ao empréstimo no valor de U$ 300 milhões que está sendo firmado entre o governo do Estado e o Banco Mundial, anunciado nesta quarta-feira, 10, pelo governador Teotonio Vilela em seu twitter, Fernando Toledo disse não querer se precipitar em fazer alguma avaliação. “Mas acredito que, como vem do Banco Mundial, uma instituição de fomento, não é especulativo. Não visa lucro, pois tem juros extremamente favoráveis para os estados. Isso poderia ser utilizado até para amortizar o passivo terrível que temos com a União, que nos saca juros extorsivos”, observou o presidente da Casa de Tavares Barros, alegando que está tranquilo quanto ao empréstimo, uma vez que “talvez seja a oportunidade do Estado de alavancar seu desenvolvimento”.