Programação segue até o dia 08 de junho
A Semana Mundial do Meio Ambiente já começou em Maceió. A abertura aconteceu neste domingo (01), na Praça do Centenário, durante o Lazer na Praça, mas a programação segue até o dia 08 de junho. Quem foi até local para participar da diversão dominical encontrou uma programação diferenciada preparada pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió (Sempma). Em toda a área, além das atividades de lazer, estandes e comércio que fazem parte da atração de todos os domingos, esta edição foi incrementada pelas atividades alusivas à temática ambiental.
Além da solenidade de abertura, o domingo teve ainda um momento simbólico: o plantio de cinco novas árvores. As novas mudas foram colocadas em substituição à árvore centenária da praça que tombou devido às chuvas no dia 13 de maio. A distribuição de mudas, que sempre acontece no estande da Sempma, também foi reforçada. Dessa vez, uma diversidade ainda maior de espécies estava à disposição dos interessados em levar mais verde para casa: aroeira, palmeira leque, pingo de ouro, graviola, pitanga, ipê roxo, ipê de jardim e ipê rosa, além de xiquisória e pinha, estavam sendo distribuídos.
“Nossa expectativa para esta semana é muito boa. Temos o tema central, indicado pela Organização das Nações Unidas, a ONU, que é o ‘Aumente a voz e não o nível do mar’, mas várias temáticas serão trabalhadas em uma variedade de atividades que estão só começando e se estenderão por toda a semana”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente Raphael Wong.
“As atividades da Semana como um todo foram cuidadosamente planejadas. Pesquisamos e estudamos cada detalhe”, esclareceu a coordenadora de Educação Ambiental da Sempma, Eva Moraes. Por isso, temas como educação ambiental, reciclagem, coleta seletiva, preservação, destinação correta e redução de geração de resíduos são alguns dos temas desenvolvidos não só no domingo, mas durante os próximos dias.
“Também estamos arrecadando material reciclável para utilizar nos eventos e para destinar a cooperativas que trabalham com reciclagem”, completou Eva. A coordenadora lembra que a programação segue e também estará na edição do Projeto Bairro Vivo, que acontece no próximo sábado (07), no Bom Parto.
“A Centenário tem vivido dias de muita alegria, mas o dia de hoje está recebendo um toque muito especial e levanta a bandeira da defesa e da preocupação com o meio ambiente. Nos sentimos felizes e prestigiados por receber a abertura da Semana do Meio Ambiente”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer Antônio Moura.
As crianças receberam uma atenção especial da organização. Trilha ecológica, oficinas, quebra-cabeça, atividades de pintura e jogos educativos movimentaram os pequenos enquanto se ensinava sobre a importância de cuidar da natureza. “A preocupação com tudo o que envolve o meio ambiente deve começar desde cedo. Esta sempre foi uma preocupação da Sempma. Por isso, não só hoje, não somente durante a semana, mas sempre estamos trabalhando a conscientização das crianças e, através delas, de toda a população de Maceió”, reforçou Wong.
Um dos pontos altos da Semana do Meio Ambiente em Maceió é a emissão do Relatório Sustentável. Quem explica a iniciativa é a diretora da empresa de consultoria sustentabilidade Bem Raiz, Patrícia Barroso. “O Relatório Sustentável é algo novo em eventos no Brasil. Ele prima pela gestão sustentável do evento seguindo diretrizes internacionais e contempla as etapas do planejamento à execução. Engloba o evento com um todo, mas preza pelo engajamento de todos os participantes”, afirmou.
Toda a organização é pautada na preservação e adoção de medidas que, embora sejam aparentemente simples, fazem a diferença na questão da sustentabilidade. “Um exemplo prático: tínhamos a opção de fornecer copos de água, mas isso geraria muitos resíduos cada vez que alguém precisasse beber água. Fizemos diferente. Optamos por utilizar garrafões de 20 litros e entregamos um copo reutilizável para cada participante”, esclareceu Patrícia.
Mas, além da equipe das Sempma e dos órgãos da Prefeitura, a Semana está recebendo apoio de entidades parceiras como o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), que levou uma série de atividades e materiais educativos e do Centro Universitário Cesmac, que teve participação determinante dos alunos do curso de Biologia, que atuaram como voluntários e levaram uma casa sustentável para a praça, toda feita com materiais reutilizados como bambu, garrafas pet e jornais.
Crianças da Escola Municipal Professora Silvia Celina Nunes Lima também levaram informação para os visitantes da praça. Através do projeto Aquarela no Prato, eles informaram sobre a importância da alimentação natural e saudável. A abertura contou ainda com a participação do deputado estadual João Henrique Caldas e de representantes do grupo responsável pelo Piquenique Vegetariano Vegano.
