O próximo domingo (24) na Praça do Centenário terá uma programação diferenciada. A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), em parceria com o Governo do Estado e instituições parceiras, promove uma série de atividades artísticas e culturais, apresentadas por pessoas com deficiência, durante o projeto Lazer na Praça. O objetivo da ação, que dá continuidade à XVIII Semana da Pessoa com Deficiência Física, é incentivar e articular um elo entre o poder público e sociedade, a fim de desenvolver políticas de inclusão para pessoas com deficiência.
A programação terá início às 8h, com apresentações de cantores, banda de percussão, capoeira, balé e ciranda da terceira idade, além da realização de oficinas de braile e artesanato. As atrações serão apresentadas pelos assistidos por instituições, como a Associação Pestalozzi de Maceió, Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), Escola de Cegos Cyro Accioly, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Família Alagoana Down (Fan Down) e a Associação dos Cegos de Alagoas (Acal). Já as atividades esportivas e lúdicas, serão comandadas pela equipe de educadores físicos da Semel.
A Semel está preparando toda uma estrutura de palco, som e suporte para os participantes. “Neste domingo, ficaremos mais na coordenação do evento. Deixamos a execução com as instituições parceiras, para que elas possam mostrar as atividades desenvolvidas por seus assistidos. Com isso, a sociedade vai conferir que uma pessoa com deficiência, também é capaz de desenvolver diversas tarefas do nosso cotidiano”, revelou a Chefe de Apoio ao Atleta com Deficiência, Cristiane Gama.
O lado da solidariedade também será incentivado durante o Lazer na Praça deste domingo. A Semel estará com um ponto de coleta de tênis usados, para os atletas que vão participar da “I Corrida e Caminhada”, que será promovida no próximo dia 31, pelo Centro de Apoio Psicossocial (Caps), da Secretaria Municipal de Saúde.
“Queremos fazer do Lazer na Praça, uma corrente de atividades voltada não somente à prática esportiva, mas, também, para ações que valorizem o sentimento de bem-estar, seja por meio da confraternização familiar, da alegria em passar um dia diferente em um espaço livre, ou da solidariedade”, frisou o titular da Semel, Antônio Moura.
