Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Pinocchio e outros personagens estarão à espera de mãozinhas curiosas para folhear e mergulhar no universo mágico e colorido das histórias infantis. O ponto de encontro dessa aventura será a Praça do Centenário, no bairro do Farol, a partir das 8 horas, durante o projeto “Lazer na Praça”. A programação marca o lançamento da Semana do Livro, realizada de 23 a 29 de outubro, em alusão ao Dia do Livro, celebrado no próximo dia 29.
Numa parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o projeto “Unidos, leremos”, diversas atividades envolvendo contação de histórias, incentivo à leitura, aquisição de livros por meio de troca, atividades lúdicas e apresentações artísticas serão realizadas em toda a extensão da praça.
Com o objetivo de incentivar o desapego a bens materiais e o hábito da leitura desde cedo, o projeto “Unidos, leremos” levará à praça uma Feira de Troca de Livros. No estande, as crianças poderão levar seus livros usados e trocar por títulos trazidos por outros leitores.
Quem também vai estar presente durante toda manhã, com diversos títulos à disposição da criançada, é a biblioteca móvel da “Estação Saber”, da Semed. A programacão prossegue, ainda, com a apresentação artística dos alunos da Escola Municipal Manoel Pedro, do Tabuleiro do Martins, e com a exposição de trabalhos científicos desenvolvidos pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“Acreditamos que o incentivo à leitura é um grande passo para tornar cidadãos ricos em cultura e conhecimento. E isso deve ser fomentado a partir da infância. E literatura na praça tem tudo a ver com nosso projeto, que oferece um espaço aberto, arborizado e propício para a prática da leitura”, reforçou o titular da Semel, Antonio Moura.
Os praticantes de atividades físicas e esportes radicais também terão seu espaço. Como acontece em todos os domingos, a pista em frente à praça, no sentido Tabuleiro do Martins-Centro, será bloqueada pelos agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A programação também conta com os estandes das artesãs do projeto “Economia Solidária”, da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).
