×

Maceió

Lazer na Praça abre agosto com mostra cultural folclórica na capital

Ação acontece todos os domingos, das 9h às 15h, na Praça do Centenário

Fitas, espelhos, papelão e tecidos coloridos que somados ao trabalho minucioso de José Cícero Abdias, o Mestre Cicinho, dão forma a miniaturas de chapéus dos Guerreiros. Foi com a presença do Mestre Cicinho, Patrimônio Vivo de Alagoas, e uma tenda cultural com a mostra cultural folclórica que o Lazer na Praça deste domingo (3) abriu agosto, mês em que é comemorado o Folclore. O Lazer na Praça é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió e ocorre aos domingos, das 9h às 15h, na Praça do Centenário.

Em edição folclórica, a tenda cultural Quadritos – arte, cultura e diversão, que integra o Lazer na Praça, trouxe a coleção de selos da Empresa Brasileira de Correio e Telégrafos (ECT) com os cromos exclusivos dos mestres, as vestimentas do folguedo de guerreiro, exposição fotográfica do repórter fotográfico Neno Canuto, quadros exclusivos de personalidades das artes e instrumentos musicais em miniatura.

O secretário municipal de Esporte e Lazer (Semel), Antônio Moura, destacou a importância da ação. “Com pouco mais de seis meses, o Lazer na Praça traz hoje o Mestre Cicinho e sua contribuição para a cultura popular, além de exposições fotográficas e de selos com cromos dos mestres. Aqui as pessoas podem se divertir, descansar e, hoje, de forma especial, podem conhecer um pouco mais de nosso folclore, que é de uma riqueza imensa”, destacou o secretário.

O mestre Cicinho, que começou a confeccionar miniaturas de chapéus de guerreiro quando tinha 10 anos, conta como aprendeu. “Eu tinha dez anos quando comecei a fazer os chapéus de guerreiro. Eu via o meu irmão fazendo e aprendi. É um trabalho difícil, bonito e importante”, disse o mestre, enquanto montava as miniaturas.

Além de confeccionar os chapéus, mestre Cicinho também dança Guerreiro. “Eu comecei com o Caboclinho e agora danço Guerreiro. É uma tradição de família. Lá todos participam. Meu pai, Nivaldo Abdias, morreu há alguns dias e, hoje, eu estou à frente do Grupo Guerreiro Campeão do Trenado. Me sinto feliz por manter a tradição. Eu gosto do que faço e me sinto feliz”, disse o mestre Cicinho.

A artesã Simone Assunção, uma das responsáveis pela Quadritos, explicou a proposta da tenda. “A cada semana, nós procuramos trazer temas para divulgar, resgatar e valorizar a história de personagens importantes para a nossa cultura. Hoje, em comemoração ao mês do Folclore, nós trouxemos o mestre Cicinho, e a exposição do repórter fotográfico Neno Canuto, que registrou os mestres do reisado, guerreiro, entre outras. São imagens lindas que fizemos questão de trazer para a praça e fazer esta grande exposição”, disse a artesã.

A moradora Adriana Kelly Ferreira aprova a iniciativa e diz que costuma frequentar o Lazer na Praça. “Eu sempre venho e trago os meus filhos. Aqui é muito bom e agradável. Vale a pena”, destacou.

Realização

O programa Lazer na Praça é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). O trabalho conta com a integração das secretarias e superintendências municipais e tem como objetivo incentivar a presença da comunidade nas praças. Nesta edição, o Lazer na Praça teve o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).