Durante todo o dia deste domingo, 28 de janeiro, o bairro Senhor do Bonfim foi palco de uma bonita festa. Em clima de muita animação, a “Lavagem do Bonfim” aconteceu conforme o programado, mostrando o porquê se tornou tradição na localidade conhecida historicamente como Oiteiro, em Penedo.
Sendo realizado com o objetivo de resgatar as tradições do povo quilombola, a 6ª edição da festa, que começou no final da manhã, teve início com o ritual promovido por adeptos do candomblé.
Em cortejo, babalorixás e Ialorixás, entre outros seguidores da religião afro-brasileira, percorreram a principal avenida do bairro quilombola perfumando e pedindo bênçãos aos orixás, sendo prestigiado por centenas de pessoas que brincaram durante o dia, tarde e noite em clima de alegria.
Após o ritual, a festa continuou regada a muito frevo, acompanhada de bonecos gigantes, que passaram a fazer a alegria dos foliões, não deixando ninguém parado no circuito da alegria.
Mesmo sob um sol escaldante, uma verdadeira multidão caiu no passo e dançou ao som de famosas marchinhas de carnaval, descendo e subindo ladeira até a parte da noite.
A próxima prévia será do “O Galante”, que é o maior boneco carnavalesco do Brasil e está marcada para o dia 03 de fevereiro, concentrando-se na Praça São Judas Tadeu a partir das 16 horas. Encerrando o pré-carnaval com chave de ouro, o “BH Folia” terá concentração no Beco do Hospital às 14 horas do dia 04 de fevereiro, festa eclética que promete agradar a todos os gostos.
Nossa redação prestigiou mais esse esquenta para o Carnaval. Veja o que rolou na festa clicando AQUI.