×

Blog

“Lavagem do Bonfim” acontece dia 1º de fevereiro no bairro Senhor do Bonfim, em Penedo

Festa será no dia 1º de fevereiro - Foto: Arquivo

O bairro Senhor do Bonfim, historicamente conhecido como Oiteiro, em Penedo, será palco de mais uma edição da tradicional Lavagem do Bonfim. A festa acontecerá no dia 1º de fevereiro, com concentração marcada para o meio-dia, reunindo moradores e visitantes em um dia inteiro de celebração cultural e religiosa.

Chegando à sua 8ª edição, o evento tem como principal objetivo valorizar e preservar as tradições do povo quilombola da localidade. A programação terá início com um ritual conduzido por adeptos do candomblé, em um cortejo formado por babalorixás, ialorixás e outros seguidores das religiões de matriz africana, reforçando a importância da ancestralidade e da fé afro-brasileira.

Durante o percurso, os participantes seguirão pela principal avenida do bairro, realizando a tradicional lavagem simbólica, perfumando o ambiente e pedindo bênçãos aos orixás. Após o ritual, a festa continua com muito frevo e a presença de bonecos gigantes, garantindo animação, alegria e integração no circuito festivo.