A Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) está representando Alagoas no VIII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), que acontece até esta quinta-feira, dia 17, na cidade de Aracaju (SE). O encontro promovido pelo Sebrae, tem como objetivo debater a caprinocultura leiteira e a bovinocultura de leite, além de destacar as novidades do mercado, da industria e produção.
De acordo com Aldemar Monteiro, diretor-presidente da CPLA, laticínios de todo o estado estão expondo o que há de melhor na produção local e buscando o aprimoramento. O encontro promete debater ainda a legalização da produção de leite, queijos artesanais e derivados feitos pelas pequenas unidades de beneficiamento. Atualmente 2500 produtores de leite compõem a CPLA e 70% deles produzem em pequena quantidade.
“Viemos ver o que há de novidade no mercado e incentivar os produtores e pequenos laticínios de Alagoas a se aprimorar. Percebemos que estamos muito aquém de outros estados do nordeste e temos que mudar essa realidade”, ressaltou Aldemar Monteiro.
Dentro da programação do evento está o concurso de queijos, que já virou uma regra em eventos que envolvem o setor. E laticínios alagoanos como o Batalha e outros vão participar da disputa. “Estamos abrindo espaço para mostrar que Alagoas é capaz de produzir excelentes derivados. Temos uma cadeia leiteira promissora e um leite de qualidade incomparável”, afirmou.
O Enel é um evento promovido pelo Sebrae em parceria com entidades públicas e acontece todos os anos em cidades distintas do nordeste.