Observatórios de Economia Criativa são apoiados pelo MinC
Será lançado nesta sexta-feira (27), como parte da programação do II Encontro Internacional de Economia Criativa (II EIEC), o livro Dimensões Criativas da Economia da Cultura – Primeiras Observações. Organizado por Messias Bandeira e Leonardo Costa, trata-se do primeiro livro da Coleção do Observatório da Economia Criativa, projeto desenvolvido em parceria pelo Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A obra reúne artigos desenvolvidos por meio do Observatório de Economia Criativa. Os textos estabelecem relação entre sociedade, cultura e economia, com destaque para a compreensão dos setores culturais. O lançamento será a partir das 18h30, no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador (BA).
Encerrado nesta sexta-feira, o II Encontro Internacional de Economia Criativa (II EIEC) foi realizado em parceria pelo MinC, por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), e pela UFBA. O evento tem por objetivo conectar o debate teórico com práticas da Economia Criativa.
A programação do Encontro contou com discussões conceituais sobre a sustentabilidade da Economia Criativa e da troca de experiências sobre inovação e empreendedorismo em setores como Moda, Música, Audiovisual, Games, Festas e Gastronomia. O evento reuniu artistas, produtores, gestores e pesquisadores dos setores criativos, além de representantes de organizações públicas, privadas e da sociedade civil.
O secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, que participou da abertura do evento, na última quarta-feira (25), avalia como de extrema importância a realização do EIEC. “É significativo que este evento aconteça aqui em Salvador, organizado pela UFBA, que é parceira do MinC no projeto Observatórios de Economia Criativa (OBECs). Esses centros surgem para preencher importante lacuna de estudos e pesquisas no campo da economia da cultura. Com o subsídio dado por esse trabalho, certamente conseguiremos oferecer apoio mais qualificado às políticas culturais em sua dimensão econômica”, afirma Guilherme Varella.
Os Observatórios de Economia Criativa são apoiados pelo MinC em parceria com universidades. Realizam e divulgam estudos e pesquisas que contribuem para compreensão da dinâmica e impacto econômico da área no Brasil. Existem seis observatórios, no Amazonas, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Sul. Há 85 estudos sendo desenvolvidos por eles em temas como cadeias produtivas, cultura digital, culturas indígenas, desenvolvimento territorial, empreendedorismo e novos modelos de negócios, modas, música, patrimônio cultural e natural, arquitetura, artesanato, audiovisual e turismo.
