O Senado Federal lançou esta semana a nona edição do Programa Senado Jovem Brasileiro’, iniciativa que engloba o ‘Projeto Jovem Senador’ e o ‘Concurso de Redação do Senado Federal’. Estima-se que 200 mil estudantes da rede pública em todo o país participem da ação, que propicia a estudantes vivenciar a rotina de um Senador da República, tendo inclusive a oportunidade de apresentar e votar projetos de lei.
Este ano, o tema da redação será “Esporte: Educação e Inclusão” e as escolas terão até o dia 19 de agosto para trabalhar os textos com seus alunos em sala de aula. Dentre as redações produzidas, uma será escolhida para ser enviada à Secretaria de Educação. Até o dia 23 de setembro, as comissões julgadoras das secretarias de Educação escolhem três redações que representarão o estado e as enviam para a comissão julgadora do Senado. Esta, por sua vez, terá até o dia 14 de outubro para escolher os 27 textos que representarão cada unidade da federação e as três melhores redações do país.
Em Alagoas, a mobilização para o concurso será feita pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência de Desenvolvimento Educacional (GEDE) e Supervisão de Práticas Pedagógicas e Organização do Currículo Escolar (SPOC). Na rede pública estadual, 223 escolas devem participar do concurso.
Como participar – Para participar precisa apenas ter no máximo 19 anos, estar matriculado no ensino médio em uma escola pública estadual ou do Distrito Federal e escrever uma redação, de 20 a 30 linhas, com o tema “Esporte: educação e inclusão”.
Regulamento, ficha de inscrição, folha de redação definitiva, folheto de divulgação,cartaz e carta do presidente do Senado compõem o kit do projeto. As escolas que não receberem o material poderão baixá-lo na página do Jovem Senador, localizada no endereço www.senado.gov.br/jovemsenador. O mesmo endereço contem esclarecimentos acerca de eventuais dúvidas sobre o projeto.
Além dos alunos, que representarão seus estados como jovens senadores, os professores que orientaram as redações vencedoras também participarão do projeto na Capital Federal, acompanhando os estudantes premiados e toda programação especial.
Vencedora de 2015 – A estudante Arabela Melo Moreira, 16 anos, aluna da Escola Estadual Edite Machado, em Capela, venceu a etapa estadual da edição 2015 do concurso.
Na capital federal, Arabela, que viajou acompanhada da professora Cremilda Melo, teve uma agenda intensa. Ela e seus colegas participaram de diversas atividades no Congresso Nacional: visitaram o gabinete da Presidência do Senado, participaram de sessões, aprenderam a redigir projetos de lei e também votaram projetos de autoria dos “Jovens Senadores” nas áreas de educação, meio-ambiente e participação política.
A jovem disse que representar Alagoas em um evento deste porte foi uma honra. “Nunca esperei que pudesse viver uma experiência dessas. Foi incrível”, fala a estudante.
