Encontro reuniu as 15 startups contempladas na etapa de pré-aceleração, que recebem apoio financeiro e capacitação estratégica
A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (Secti) realizou mais uma etapa do Lagoon Startups, programa voltado ao fomento do ecossistema de inovação e ao desenvolvimento de negócios inovadores no estado.
A ação contou com a realização de uma masterclass, no Centro de Inovação do Jaraguá, com foco em prospecção de vendas e na estruturação de processos operacionais, integrando a segunda fase da iniciativa, que contempla 15 startups selecionadas para a pré-aceleração, as quais receberam R$ 10 mil em premiação para a estruturação dos negócios e avançam para a etapa final, que selecionará 10 startups para receber R$ 80 mil em subvenção econômica.

Conduzida por Luis Filipe, sócio franqueado da empresa Funil de Vendas Maceió, a atividade apresentou uma abordagem prática sobre a estruturação de processos de prospecção, qualificação de leads e conversão de oportunidades em vendas. Durante o encontro, os participantes também puderam aprofundar a compreensão sobre o alinhamento entre produto, público e estratégia comercial, além da estruturação de processos operacionais, como a emissão de nota fiscal.
Para a coordenadora de Inovação da Secti, Keyla Freitas, a realização da capacitação é fundamental para o amadurecimento das startups, ao prepará-las para os desafios do mercado e para as próximas etapas do programa.
“A realização dessa masterclass intensifica a atuação do Lagoon Startups em ir além do fomento financeiro, investindo também na qualificação estratégica das startups participantes. Ao trazer um tema tão essencial como este, conseguimos preparar melhor as empresas para os desafios reais do mercado, robustecendo assim os projetos que estão concorrendo ao edital”, afirmou.

Segundo a titular da Secti, Aline Rodrigues, o desenvolvimento das startups participantes reflete diretamente na estruturação do ecossistema de inovação de Alagoas, contribuindo também para a geração de emprego e renda no estado.
“Quando fortalecemos startups, estamos fortalecendo todo o ecossistema de inovação de Alagoas. Esses negócios têm papel estratégico na geração de empregos, no estímulo à economia e na criação de soluções que impactam positivamente o desenvolvimento do estado”, destacou.
Agência Alagoas
