Lagoas de Piaçabuçu receberam peixes de espécies nativas
Lagoas situadas no município de Piaçabuçu receberam 400 mil alevinos de espécies nativas do Rio São Francisco. A atividade que visa garantir a reprodução de peixes da fauna local foi realizada em parceria entre a Codevasf e a prefeitura do município ribeirinho.
De acordo com a assessoria da prefeitura de Piaçabuçu, uma pequena quantidade de tambaqui também foi colocada nas lagoas porque a espécie pode atuar no combate ao controle dos caramujos, que é responsável por transmitir a esquistossomose. O tambaqui também tem como função limpar esses pequenos ecossistemas, segundo a informação divulgada.
O engenheiro de pesca da Codevasf, Álvaro Albuquerque, e o técnico em piscicultura Vinicius Dias acompanharam o peixamento. “É de fundamental importância o estudo no local escolhido, pois permitirá o conhecimento de todas as relações existente entre os fatores biológicos e abióticos do ecossistema aquático”, explicou Álvaro Albuquerque.
Perspectivas
O projeto de peixamento na região do Baixo São Francisco coordenado pela Codevasf tem contribuído de forma considerável para a recuperação do equilíbrio do ecossistema e a preservação da fauna. O coordenador de Pesca do município de Piaçabuçu Antônio Veiga comentou que as lagoas merecem nossa atenção nesse momento, todas cheias por contas das chuvas de inverno, e a inserção de novos peixes significam alimento, ocupação e renda extra para os pescadores e seus familiares.
