×

Alagoas

Lagoa da Canoa inicia recadastramento biométrico

A população de Lagoa da Canoa agora já pode realizar o recadastramento biométrico sem precisar sair do município. Na semana passada, um posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) entrou em funcionamento em Lagoa da Canoa, ocupando a estrutura do auditório municipal, localizado no centro da cidade.

A identificação biométrica do eleitor será feita através da impressão digital, inibindo possíveis tentativas de fraudes eleitorais. O sistema é rápido e seguro, uma vez que cada pessoa tem uma digital diferente. Para contribuir com o funcionamento do novo posto de Lagoa da Canoa, a Prefeitura cedeu o espaço, funcionários e toda mobília necessária para a melhor acomodação da estrutura.

“Este é um momento importantíssimo na história política de nosso país. O recadastramento biométrico representa um grande avanço no processo eleitoral e a população canoense tem que estar preparada e enquadrada para participar das próximas eleições”, frisou os secretário municipal de Administração, Álvaro Melo.

A expressão biometria tem como significado mediação da vida, ou seja bio (vida) e metria (mediação). O sistema é um dos mais seguros na identificação do eleitor, uma quês trata-se da identificação da pessoa através de seus caracteres físicos e pela impressão digital.

De acordo com a coordenadora do posto biométrico de Lagoa da Canoa, Cláudia Almeida, os trabalhos prosseguem até 16 de dezembro, sempre das 8 às 15 horas. O volume de atendimentos previstos para esta semana é de 300 atendimentos por dia. Para se recadastrar, o eleitor deve ter em mãos certidão de nascimento ou casamento, CPF, RG e um comprovante de renda. As normas do TRE diz que toda informação falsa, sendo descoberta, acarretará judicialmente contra o eleitor.

Estão dispensados os idosos com mais de 70 anos. Já para os jovens com idade entre 16 e 18 anos, o recadastramento é facultativo. As impressões digitais e a fotografia dos cidadãos serão colhidas para serem colocadas no banco de dados do cadastro eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem não comparecer ao recadastramento, terá o título cancelado e não votará nas eleições de 2012, além de sofrer outras sanções.