×

Brasil/Mundo

Lady Di, os 20 anos da morte de uma princesa que comoveu o mundo

Os príncipes ingleses William e Harry lembram nesta quinta-feira (31), de forma privada, sua mãe, a princesa Diana de Gales, cuja morte ocorrida há 20 anos comoveu o mundo e mergulhou o povo britânico em um luto coletivo sem precedentes na história do Reino Unido. A informação é da EFE.

Os príncipes, netos da rainha Elizabeth II, decidiram passar esta data recolhidos, após homenagear sua mãe em um recente documentário no qual falaram de seu legado e personalidade, e mostraram fotos inéditas da família.

Muitos britânicos se aproximaram hoje do Palácio de Kensington, onde a princesa residia em Londres, para depositar flores, cartões e ursos de pelúcia, como forma de manter vivo o seu legado de solidariedade e de lembrar sua influência no reinado de Elizabeth II.

Neste dia, não foram tantos os objetos pendurados nas grades do palácio em comparação com 31 de agosto de 1997, data da morte de Diana, quando os jardins da residência se transformaram em um oceano de flores.

“Alegria e tristeza”

O tradicional admirador da família real britânica, Terry Hutt, de 82 anos, conhecido por sempre frequentar os eventos reais vestindo um terno com as cores da Union Jack (a bandeira britânica), compareceu hoje ao Palácio de Kensington para homenagear Diana, a Princesa de Gales. Ele disse à imprensa que está no palácio desde ontem e que a data lhe traz uma mistura de “alegria e tristeza”.

Desde a morte de Diana, Hutt compareceu ao Palácio de Kensignton todos os anos no dia 31 de agosto para homenagear a princesa, uma integrante da família real britânica que ele admirava por seu trabalho em prol dos desfavorecidos. “Diana foi especial. Ela modernizou a família real. Fez muitas coisas boas”, disse o admirador.

Para ele, pensar nesta data é “pensar em felicidade e em tristeza. Hoje é tristeza, mas ontem William e Harry estiveram aqui e trouxeram muita felicidade”, comentou Hutt.

Os dois príncipes se reuniram ontem com representantes das entidades beneficentes vinculadas à Lady Di e visitaram um jardim criado em memória da princesa, que leva o nome de White Garden, além de terem se aproximado das grades para ver as flores e cartões deixados pelas pessoas.