×

Alagoas

Lacen contará com sistema de gestão de laboratórios

Lacen realiza cerca de 20 mil exames por mês em Alagoas


Uma referência em Alagoas, o Laboratório Central de Alagoas (Lacen) dá mais um passo para reforçar a qualidade do serviço de saúde pública em Alagoas. Até o final deste ano, será implantado o Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (Gal), um sistema de gestão de laboratórios.

O sistema de laboratórios tem como finalidade a descentralização dos pedidos de exames, identificação das doenças que estão afetando mais aos alagoanos, permitindo que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) viabilize ações e dê uma resposta imediata à população. Em média são feitos por mês entre 20 e 30 mil exames realizados em parceria com os demais laboratórios da rede.

O Sistema Gal, que se encontra em fase de implantação, atende a uma determinação do Ministério da Saúde, que pretende tornar o acesso mais rápido aos resultados dos exames de interesse público. A diretora do Lacen, Telma Pinheiro, destacou que esse é mais um passo que o Estado está dando, para incrementar as ações de saúde.

Com o Gerenciamento de Ambiente Laboratorial, a diretora explicou que o gestor público terá informações sobre o que está ocorrendo em seus municípios. Telma Pinheiro afirmou que o Ministério da Saúde terá acesso aos dados do local onde estiver ocorrido um agravo em Alagoas.

Nesta primeira fase, o GAL será implantado nos municípios que integram as cinco regiões de saúde que são: Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Passo de Camaragibe e Santana do Ipanema e nos seis laboratórios das microrregiões.

“A meta é que até 2012 os 102 municípios estejam interligados ao sistema. Este é mais um serviço que o Lacen estará oferecendo aos laboratórios de interesse público, que trará inúmeros benefícios para Alagoas e aos gestores que saberão identificar possíveis ocorrências na saúde da população, possibilitando dessa forma que haja uma resposta rápida e eficiente”, destacou Telma.

De acordo com a diretora do Lacen, atualmente o processo de implantação do sistema está na fase de sensibilização dos municípios, mostrando as vantagens e benefícios que o Gal irá proporcionar. Num segundo momento haverá o treinamento dos técnicos que irão atuar no serviço.

O Lacen é um laboratório de saúde pública diferente dos demais, porque atua no diagnóstico de agravos de interesse de saúde pública. “O Lacen se diferencia dos demais laboratórios, porque não faz a clínica individual, mas a coletiva”, disse Telma Pinheiro. Acrescentando que, há casos em que os exames são encaminhados para os laboratórios que fazem parte da rede em outros estados e os laboratórios de referências, como Adolpho Lutz, Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Evandro Chagas e o da Fundação Ezequiel Dias (Funade), em Minas Gerais.

De acordo com Telma Pinheiro, o Lacen tem duas linhas de trabalho, atua nas áreas de biologia médica, fazendo o diagnóstico em seres humanos e no controle de qualidade de produtos, a exemplo de alimentos que circulam no Estado.