×

Sergipe

Laboratório contra a lavagem de dinheiro será instalado até o fim de 2014 em SE

O coordenador da Rede Nacional de Laboratórios contra a Lavagem de Dinheiro da Secretaria Nacional de Justiça, Roberto Zaina, foi recebido na manhã desta sexta-feira, 21, na Secretaria de Segurança Pública de Sergipe pelo secretário-ajunto, João Batista Santos Júnior. A pauta foi a criação do Laboratório contra a Lavagem de Dinheiro em Sergipe. A reunião ocorreu na presença de delegados e policiais sergipanos envolvidos na implementação do Laboratório.

Roberto Zaina informou que o Laboratório estará em funcionamento entre dezembro de 2014 a março de 2015. O laboratório funcionará no 3º andar da Delegacia Plantonista. Segundo Zaina, o Ministério da Justiça é o responsável pela entrega dos equipamentos (softwares e hardwares), treinamento de pessoal no manuseio das ferramentas tecnológicas e capacitação em técnicas de análise.

Neste momento, uma equipe de policiais sergipanos fazem treinamentos especializados em São Paulo e Brasília. De acordo com a diretora do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), delegada Daniele Garcia, embora o laboratório só seja inaugurado no final de 2014 a metodologia utilizada por ele já está sendo aplicada nas investigações do Deotap.

Zaina elogiou a cultura de investigações encontrada na Polícia Civil. Ele disse que serão implantados 43 laboratórios em todos os Estados do Brasil até fim do ano. “Em alguns Estados tivemos que começar do zero, pois tínhamos que implantar uma cultura sobre como funciona o projeto para depois colocá-lo em prática. Aqui já encontramos a cultura e um pessoal bem capacitado, o que facilitou a implantação”, destacou.

O coordenador também elogiou a atuação da delegada no combate ao crime organizado em Sergipe. “Danielle é uma referência nacional pelo seu trabalho incansável de combate ao crime contra o erário público”, disse.

“Estamos consolidando uma nova cultura investigativa no Brasil de não se contentar apenas com as prisões dos envolvidos com a lavagem de dinheiro. Temos que desarticular o criminoso e sua organização, recuperando o patrimônio e os ativos financeiros para o estado”, aponta o coordenador.