×

Cultura

LABiCBR elabora plataforma para expor histórico de candidatos

Cargografias.com é um dos 12 projetos que estão sendo trabalhados

Informar os cidadãos sobre o histórico político dos candidatos e funcionários públicos é a ambição dos criadores da plataforma argentina Cargografias.com. O projeto é um dos 12 que estão sendo trabalhados no Laboratório Ibero-Americano de Inovação Cidadã (LABiCBR), que se está sendo realizado no Rio de Janeiro até o dia 29 deste mês.

O projeto Cargografias, ao qual se juntaram no LABiCBR colaboradores do Brasil, do México, do Equador, da Venezuela e da Colômbia, busca desenvolver metodologias comuns para esse mapeamento, essa cartografia da vida pública. “Queremos que as pessoas recordem de onde vieram os políticos para que não voltem a votar neles, caso necessário”, destaca Martín Rabaglia, autor do projeto.

No LABiCBR, colaboradores com diferentes formações se juntaram a Rabaglia para fazer um protótipo dessa base de dados que possa ser apropriado por qualquer grupo que queira utilizá-la. “Estamos trocando experiências. Alguns países têm leis de acesso à informação; outros, não. Estamos mapeando as fontes de informação e a melhor maneira de organizá-las para que sejam acessíveis a todos, não apenas aos nerds da política”, diz Rabaglia.

Cargografias.com se define como uma “linha do tempo dos funcionários públicos na Argentina”. Inicialmente, se dedicava somente a traçar essa linha biográfica do tempo e dos cargos ocupados. O projeto vai avançando e passará a abarcar também informações sobre o desempenho dos políticos e o entra e sai em partidos.

“Não somos uma plataforma aberta como a Wikipedia, mas trabalhamos em conjunto, sempre que possível, com outros grupos, como Chequeados, a base de dados do jornal La Nación e HackHackers”, explica Rabaglia. Segundo ele, ampliar esse trabalho conjunto para outros países será o principal ganho obtido com o encontro no Rio de Janeiro.

LABiCBR

O LABiCBR é uma realização conjunta da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib) e do Ministério da Cultura (MinC). Estão reunidos no Palácio Capanema, no centro da cidade do Rio de Janeiro, 120 colaboradores de 14 nacionalidades para desenvolver 12 projetos de inovação do interesse de cidadãos dos países da comunidade ibero-americana. O trabalho será desenvolvido ao longo de duas semanas, com a apresentação dos resultados no dia 29 de novembro, com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e da secretária-geral ibero-americana, Rebeca Grynspan.