Iniciativa da Ressocialização promove a primeira infância
Mais do que um trabalho ressocializador, um ato de amor é construído dentro do cárcere e disseminado na sociedade graças aos incentivos do Governo de Alagoas. Este sábado (8) foi um dia especial para gestantes e puérperas que estiveram na Arena da Cidadania, em São José da Laje e nas Maternidades de União dos Palmares e Ibateguara. Elas foram contempladas com 200 kits de bebê produzidos por reeducandas no Complexo Penitenciário.
As ações coordenadas pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) fizeram parte da 6ª edição do Governo Presente, que levou melhorias para mais de 211 mil moradores da Zona da Mata. Foi com muita emoção que Janaina da Silva recebeu o presente, na Maternidade de União. Ela não conhecia o trabalho feito no presídio e ficou encantada com o lençol, a fronha, a manta e o conjunto de roupa doada ao pequeno Bruno.
“Darei a luz dentro de poucas horas e ganhar esse presente lindo me deixa muito feliz. Não conhecia esse trabalho no presídio. Mas agradeço muito pela ajuda”, salientou Janaina da Silva. O sentimento da gestante também foi compartilhado pela enfermeira Samara Tenório, que já tinha escutado algumas ações ressocializadoras disseminadas pela Seris, mas não havia presenciado nada igual. Ela ressaltou que a iniciativa foi inédita no hospital.
“É um trabalho muito interessante, porque proporciona oportunidade de trabalho para as reeducandas e contribui com a melhoria de vida da comunidade. Através das oportunidades as pessoas podem mudar. Recebemos mais de cem gestantes todos os meses e essas doações, fruto de uma iniciativa das próprias internas, vai ajudar bastante. É uma ótima ação”, comentou a profissional da Maternidade de União dos Palmares.
A assessora de Governança e Transparência da Seris, Fabiana Santos, ressaltou que a iniciativa do Governo de Alagoas é permanente. “Já atendemos mais de 500 gestantes com nossas doações. Mais do que ressocializar, a doação dos kits é gratificante para nós servidores. Nos enche de orgulho ver o sorriso no rosto das mães e contribuir com o desenvolvimento da primeira infância – uma responsabilidade assumida pelo Governo de Alagoas”, finalizou.
